30/09/2016 15h29

14° Encontro de Produtores de Café de Ibatiba discute reúso da água

Foto: Incaper
O 14° Encontro de Produtores de Café de Ibatiba contou com a presença do diretor-presidente do Incaper.

A crise hídrica norteia as discussões no 14° Encontro de Produtores de Café de Ibatiba. O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Prefeitura de Ibatiba.

A abertura contou com a presença do diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida. “Há tecnologias disponíveis que contribuem para a convivência com a crise hídrica. As caixas secas, o plantio em nível, o manejo do mato nos corredores, a proteção das nascentes e das áreas de recarga garantem mais sustentabilidade hídrica na produção”, ressaltou.

Entre os temas discutidos, estão: secagem de café e energia, recursos hídricos e pós-colheita do café, entre outros. Além das discussões teóricas, é realizado um dia de campo em Córrego Cachoeira Alegre. Os cafeicultores Amélio Leocádio e Jean Gomes de Amorim abriram a propriedade para receber os visitantes. No local, foram montadas três estações técnicas, que tratam os temas: construção de unidades de processamento, secagem de café e energia e reúso e aproveitamento da água do processamento do café.

No evento, Suzart também mencionou aspectos relacionados ao mercado de café. “Precisamos direcionar o nosso olhar para três pontos importantes: a qualidade dos cafés especiais, a sustentabilidade da produção, que são exigências de mercado, e a integração entre as instituições. Assim, será possível promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento rural, agregando valor e garantindo o mercado”, disse.

O 14° Encontro de Produtores de Café de Ibatiba conta com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Consórcio Pesquisa Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper