19/10/2016 15h59 - Atualizado em 21/10/2016 09h16

1º Seminário da Agricultura Familiar abre portas para o diálogo entre técnicos e agricultores em Piúma

O 1º Seminário da Agricultura Familiar acontecerá a partir das oito horas, no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) de Piúma, no Sul do Estado.

Nesta quinta-feira (20), será realizado o 1º Seminário da Agricultura Familiar, a partir das oito horas, no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) de Piúma, no Sul do Estado. A expectativa é que mais de 100 agricultores familiares participem e sejam incentivados a se inserir, cada vez mais, no cronograma de atividades do Território Sul Litorâneo (TSL), que envolve os municípios Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Piúma, Iconha, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Presidente Kennedy.

O evento tem como realizadores o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD).

Segundo o coordenador do grupo de apoio ao NEDET do Território Sul Litorâneo, Alexandre Bergot, o evento permitirá que o próprio agricultor repasse as suas experiências, suas conquistas e dificuldades aos outros colegas e técnicos. “Os casos exitosos trazem um impacto positivo ao público, além de estimular a interação entre os participantes. O mote do seminário será, então, os casos de sucesso e as experiências dos agricultores”, explicou.

A abertura do evento será feita pelo coordenador do Fórum do Território Sul Litorâneo, Ronaldo Omar Martins Dutra e em seguida, o novo Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Aureliano Nogueira da Costa, fará a sua apresentação.

O gerente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Luiz Carlos Leonardi Bricalli, dará sequência ao evento com a palestra “A agricultura Familiar diante de um Novo Cenário Rural”.

Para Bricalli, a realização do seminário é fundamental para evidenciar a importância da agricultura familiar no Estado, que está presente em todos os municípios capixabas, representando 80% das famílias do campo. “A agricultura familiar também emprega 64% da mão de obra, gerando 44% da riqueza, embora ocupe apenas 36% da área do meio rural. Além disso, ela é responsável por 70% dos alimentos que chegam a nossas mesas todos os dias. Esses números reafirmam a sua importância econômica e social”, acrescentou.

O extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Dirceu Antunes (Lêla) irá palestrar sobre Agroecologia, Agricultura Orgânica e Agrotóxicos, com a participação de agricultores orgânicos e também convencionais, compartilhando as suas experiências.

O tema agroindústrias e legislação, com expectativas para o mercado de pescado, será ministrado pelas servidoras do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), as médicas veterinárias Talita Pimenta de Paoli e Luzia Miyuki Amano, junto aos agricultores familiares interessados em regularizar o seu pescado ou a agroindústria.

O evento contará com a participação de membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que, juntos aos agricultores familiares e representantes das cooperativas e associações, vão dialogar sobre comercialização, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Na ocasião, terá um espaço para a Feira da Agricultura Familiar, com produtos do TSL, que estará aberto a quem tiver interesse em expor e vender produtos durante o evento.

Para mais informações: (28) 3520-1660.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper