30/08/2016 10h38 - Atualizado em 30/08/2016 11h58

Cursos de inseminação artificial de bovinos capacitam produtores

109º turma do curso de inseminação artificial realizada também este mês, em Pacotuba.

Começou nesta segunda-feira (29) mais um curso de inseminação artificial de bovinos, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Melhorar os indicadores zootécnicos e econômicos da atividade bovina, além de aperfeiçoar o trabalhador da atividade na reprodução, por meio da técnica da inseminação artificial, é o foco da iniciativa. O curso vai até o dia 2 de setembro.

A capacitação tem como parceiros a Secretaria de Estado de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, a CRV Lagoa, a Cooperativa de Laticínios Selita e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O conteúdo programático será ministrado pelo coordenador do curso e zootecnista do Incaper (Sul Caparaó), Bevaldo Martins Pacheco, e pelo médico veterinário do Senar Romulo Sobrosa Rodrigues.

Dentre os assuntos abordados estão manejo e alimentação do rebanho bovino, histórico da inseminação artificial, vantagens da inseminação artificial em relação à monta natural, instalações necessárias à inseminação artificial, noções sobre o aparelho genital da vaca e sobre o perfil do inseminador, identificação de sinais de cio e horário apropriado para inseminação das vacas, preparo dos animais para a inseminação, manuseio dos materiais e cuidados com os equipamentos utilizados na inseminação artificial e o botijão de nitrogênio, prática de passagem de pipetas em peças anatômicas, montagem do aplicador para a prática da inseminação, descongelamento de sêmen animal e técnicas sobre a inseminação artificial em vacas.

De acordo Bevaldo Pacheco, o motivo de mais este encontro tem como intuito orientar o trabalhador rural sobre as vantagens da inseminação artificial e capacitá-lo sobre aspectos como identificação do cio, uso do rufião, manejo do botijão de nitrogênio, melhoramento genético, uso de peças anatômicas do aparelho reprodutivo da vaca, descongelamento do sêmen, montagem do aplicador e prática da inseminação em vacas. “Vamos inserir o trabalhador rural num horizonte de novas técnicas”, reforçou.

Os cursos de inseminação artificial de bovinos têm sido intensificados na Fazenda Experimental do Incaper em Pacotuba, em Bananal do Norte. Só este ano já foram realizados diversos cursos para produtores, agricultores familiares e demais trabalhadores da pecuária.

Período total do curso:

29/08 a 02/09 - das 8h às 17h