30/09/2016 12h12

Delegação da Nicarágua conhece a cafeicultura de Conilon do Espírito Santo

Foto: Incaper / Juliana Esteves
É impressionante a experiência do Incaper”, afirmou Yasser Zalan, representante da comitiva da Nicarágua.

Uma comitiva da Nicarágua está no Espírito Santo para conhecer o café Conilon capixaba. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) organizou uma programação técnica para apresentar as tecnologias desenvolvidas para o Conilon e seus resultados no campo.

Produtores, comerciantes, técnicos, exportadores e revendedores de insumos agrícolas integram a comitiva de 21 pessoas. Eles foram recepcionados pela diretoria do Incaper e por representantes da equipe de cafeicultura. O diretor-técnico do Instituto, Mauro Rossoni Júnior, apresentou o Incaper à delegação estrangeira, e a realidade da produção rural capixaba diante da crise hídrica.

“O Incaper é um órgão diferente do que eles viram em São Paulo e Minas Gerais porque integra pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Nós apresentamos o Instituto para que os nicaraguenses pudessem ver que, além do café, existem vários outros trabalhos sendo desenvolvidos. É importante entenderem que o Estado é bastante diversificado. Além disso, eles vão a campo, e precisam entender que estão chegando em um período crítico por conta da crise hídrica”, pontuou Rossoni.

Para o pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, a troca de experiências é um dos aspectos mais importantes da visita.

“O Espírito Santo é referência mundial quando o assunto é a cafeicultura de Conilon. As tecnologias desenvolvidas pelo Incaper e parceiros chamam a atenção de diversos envolvidos na cadeia produtiva da cafeicultura, nacional e internacionalmente. Essa busca pela tecnologia, pelo conhecimento desenvolvido pelo Incaper fortalece o Conilon capixaba. Os visitantes tornam-se multiplicadores da nossa tecnologia na América Central, à medida conhecem e divulgam a nossa experiência lá na Nicarágua. Além disso, eles trazem as experiências deles e isso, para nós, é muito enriquecedor.”

O representante da delegação estrangeira fez uma breve apresentação sobre a Nicarágua. “Nossa comitiva viajou ao Brasil com o objetivo de conhecer o Arábica e o Conilon. O café é muito importante para a Nicarágua. Já trabalhamos com o Arábica, mas o robusta, para nós, é algo novo. O café vive de oportunidades, e vemos aqui uma oportunidade de obter preço bom no mercado. É impressionante a experiência de vocês”, afirmou Yasser Zalan, exportador de café e tabaco.

Nesta sexta-feira (30), a delegação nicaraguense visita a propriedade do cafeicultor Edson Costalonga, em Timbuí, município de Fundão. Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa aplicada na prática. O produtor adota todo o conjunto de tecnologias recomendados pelo Incaper, e chegou a colher 150 sacas por hectare. Neste sábado (01), a comitiva retorna para a Nicarágua.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper