18/04/2017 16h15 - Atualizado em 18/04/2017 16h55

Divino São Lourenço recebe o 7º Concurso Leiteiro de Patrimônio da Penha

Ao todo, serão feitas cinco ordenhas nos dias 21, 22 e 23, entre 7h e 20h.

O município de Divino de São Lourenço, no Sul do Estado, ficará movimentado nos próximos dias. A cidade vai receber, de 20 a 23 de abril, o 7° Concurso Leiteiro de Patrimônio da Penha, no Parque de Exposição “João Batista Nery”. O evento será realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura de Divino São Lourenço e da Secretaria de Agricultura.  Serão 15 participantes divididos em duas categorias 20 e 30 Kg por dia.

Ao todo, serão feitas cinco ordenhas nos dias 21, 22 e 23, entre 7h e 20h. Os prêmios em dinheiro serão somente para os 1°, 2° e 3º lugares, de cada categoria, nas seguintes proporções para cada lugar: categoria até 20 kg, premiação de R$ 1.500,00, R$ 700 e R$ 300; até 30 Kg, premiação de R$ 2.500,00, R$ 1.500,00 e R$ 500 reais.

O município de Divino de São Lourenço tem uma projeção de produção média para este ano de 16.500 litros diários de leite em um rebanho bovino de 9.884 animais. Destes, aproximadamente 3.000 são vacas em lactação. As áreas utilizadas por esses animais perfazem 9.000 hectares.

Segundo o chefe do escritório local do Incaper (ELDR) de Divino de São Lourenço e responsável pelo Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável no município, Roberto Ramos Sobreira, cerca de 250 produtores locais se dedicam à atividade leiteira. Os produtores são assistidos pelo Incaper, em relação a gestão da propriedade, intensificação das pastagens, dividindo-as em piquetes rotacionados, orientações e capacitações em melhoramento genético e inseminação artificial, treinamento em conservação e melhoria de qualidade do leite.

“Este concurso leiteiro faz parte das ações da programação do ELDR e, além de um momento festivo, tem o objetivo de ser uma oportunidade para pecuaristas locais e regionais se aperfeiçoarem, trocarem experiência, realização de negócios inerentes à atividade da bovinocultura leiteira. Esta é a segunda atividade de importância socioeconômica para o município”, ressaltou Roberto Ramos Sobreira.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho