28/09/2016 09h29 - Atualizado em 28/09/2016 09h33

Fatores químicos e preparo mecanizado do solo são discutidos em curso de convivência com a seca

Foto: Luciana Silvestre / Incaper
Os participantes discutiram os fatores químicos e o preparo mecanizado do solo para o plantio de café.

No curso “Cafeicultura sustentável: conservação de água e solo e alternativas de convivência com a seca”, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na Fazenda de Marilândia, os fatores químicos e o preparo mecanizado do solo para o plantio de café foram discutidos entre os participantes, nesta terça-feira (27).

Essas palestras fizeram parte do módulo do curso sobre Tecnologias de Conservação de solos e água aplicadas a propriedades cafeeiras. Nessa temática, o pesquisador do Incaper Luiz Carlos Prezotti abordou a questão dos fatores químicos e convivência com a seca. Ele explicou a respeito da influência do clima na acidificação do solo e dos métodos para correção dessa acidez, como a calagem.

Já o preparo mecanizado do solo para o plantio de café foi abordado pelo pesquisador do Incaper Henrique Paye. Ele apresentou algumas etapas de preparação do solo para essa atividade, como limpeza do terreno; demarcação e construção de carreadores, terraços e das linhas de plantio; aração, gradagem, subsolagem e nivelamento (quando couber); correção da fertilidade do solo e abertura de sulcos ou covas para plantio. Além disso, mostrou o funcionamento de maquinários na preparação do solo.

As tecnologias de caráter vegetativo, como roçadas, capinas alternadas, uso de herbicidas, quebra de vento e variedades tolerantes à seca, foram abordadas pelo engenheiro agrônomo do Incaper Marcone Comério. Ele falou que a intensidade da erosão depende principalmente de vegetação e práticas conservacionistas.

Foram apresentadas, também, variedades de café conilon desenvolvidas pelo Incaper e que são tolerantes à seca e a pragas e doenças.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper