26/08/2016 11h06

Fazenda do Incaper em Pacotuba recebe investimentos em infraestrutura

O galpão tem mais de 615m2, e conta com um grande depósito e uma área para guardar máquinas e veículos.

Toda propriedade rural necessita de uma infraestrutura adequada para armazenar os equipamentos utilizados nas atividades produtivas. No Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) não é diferente: as fazendas do Instituto estão recebendo investimentos para obras de construção, manutenção, reforma e ampliação.

Na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, foi construído um novo galpão para máquinas e veículos. A gestão da obra foi realizada pelo Incaper e a fiscalização realizada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). A entrega aconteceu nessa quinta-feira (25), um mês antes do prazo previsto. “Ficamos muito felizes pela rapidez com que estão entregando a obra. A equipe de trabalho foi bastante ágil. Não só a empreiteira, mas o Incaper e o Iopes estão de parabéns pela eficiência e rapidez com que estão entregando esta obra”, afirmou José Luiz Toffano, chefe da Fazenda Experimental de Bananal do Norte.

Para o Gerente de Edificações do Iopes, Aurélio Meneguelli Ribeiro, o Incaper é um grande parceiro. “O trabalho em equipe gerou resultado: obra de qualidade, entregue antes do prazo e sem aditivos de valor. Foi um orgulho poder contribuir com mais esse empreendimento”.

O galpão em estrutura pré-moldada tem mais de 615m2, e conta com um grande depósito e uma área para guardar máquinas e veículos. “Este galpão representa mais segurança e mostra a responsabilidade que o Incaper tem com este patrimônio, que é público. Este espaço vai servir para guardar implementos, máquinas, tratores, veículos e equipamentos em geral. A área de depósito serve para guardar equipamentos menores, como máquinas de solda, arado, grade, motosserra, roçadeira, além de servir como uma oficina para pequenos reparos. Também poderemos utilizar a área para outras finalidades, como a realização de cursos, treinamentos e capacitações junto com os nossos parceiros”, acrescentou Toffano.

Foram investidos recursos na ordem de R$ 330 mil, provenientes do convênio PAC Embrapa. “A obra, fruto deste convênio, representa uma melhoria significativa na estrutura da Fazenda, uma vez que devido ao aumento da demanda, houve a necessidade de maiores espaços para guardar equipamentos e máquinas, e também da frota local”, disse Luciano Oliveira, chefe do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC) do Incaper e gestor do convênio.

Nessa quinta-feira (25), foi realizada uma visita de recebimento da obra, iniciada em dezembro do ano passado. Uma equipe vai à Fazenda de Pacotuba atestar a qualidade dos serviços prestados, além de identificar os ajustes que deverão ser feitos pela empresa, se necessário. “O galpão utilizado para guarda das máquinas e veículos não atendia à necessidade da Fazenda. Com relação ao depósito, o local utilizado era um espaço adaptado, de tamanho insuficiente”, frisou Jonas Lisboa, chefe do Departamento de Administração (DAD) do Incaper.

Outros investimentos

Além do novo galpão, a Fazenda Experimental de Bananal do Norte passa por outras intervenções para garantir melhorias na estrutura física. O telhado, as portas e janelas, os banheiros e a pintura do Galpão dos Funcionários estão sendo reparados. Melhorias também estão sendo feitas na estufa agrícola e na câmara fria, onde são armazenados sementes e materiais de pesquisa. “A Fazenda atende a todos os Escritórios do Incaper aqui na Região Sul Caparaó. Tudo fica armazenado aqui. Melhorar a estrutura da Fazenda, é garantir atendimento melhor em todas as unidades do Incaper aqui da Região”, finalizou Toffano.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br