20/10/2016 14h39 - Atualizado em 21/10/2016 09h11

Incaper desenvolve técnica para cafés finos nas Montanhas do Estado

Foto: Arquivo/Incaper
Café arábica. Foto arquivo/Incaper

Profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolveram uma técnica para manejo de ambientes protegidos, que permite obtenção de cafés especiais (Gourmet) – até 87 pontos - na região das Montanhas do Espírito Santo. O trabalho foi apresentado no 42° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras realizado em Serra Negra, em São Paulo. O evento vai até esta sexta-feira (21).

O material foi desenvolvido pelos extensionistas Fabiano Tristão e Douglas Souza e pelo Técnico em Desenvolvimento Rural Marx Martinuzo, lotados no escritório local do Incaper em Brejetuba, e sob a orientação do pesquisador Rogério Carvalho Guarçoni (Centro Serrano).

Trata-se de uma técnica simples e barata e que pode ser facilmente introduzida no sistema produtivo da cafeicultura de arábica capixaba, principalmente na agricultura familiar. Consiste no manejo natural da temperatura e umidade no sistema protegido, por meio de controle das aberturas laterais do sistema e outros detalhes adotados na construção das estufas, além do uso de termômetro que permita monitorar a temperatura.

Fabiano Tristão lembrou que nenhuma técnica sozinha tem a capacidade de melhorar a qualidade do café. “Para que o produtor possa manter a qualidade de seu café é necessária a adoção de boas práticas de produção e de pós-colheita”, explicou.

O principal objetivo do congresso é divulgar os mais recentes resultados obtidos pela pesquisa e pela inovação no manejo dos cafezais e no preparo do café e, também, promover a transferência de tecnologias, troca de conhecimentos e realizar treinamentos visando ao aumento da produtividade das lavouras e da sua competitividade, além da melhoria da qualidade do café, com sustentabilidade do setor.

O 42° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras já conta com um público com mais de 500 participantes, constituído de pesquisadores, professores, técnicos, extensionistas e consultores ligados à assistência técnica, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café.

Com mais de 25 trabalhos publicados, dos quais 6 receberam destaque para apresentação oral, quatro pesquisadores e quatro extensionistas integrantes do corpo técnico do Incaper participaram do 42° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. O evento ocorre de 18 a 21 de outubro em Serra Negra, em São Paulo.

Diversos trabalhos relacionados a cultivares, manejo da lavoura e de doenças, poda programada, ecologia e fisiologia e técnicas para cafés especiais foram destaque no evento.
Participaram César Kroling, Fabiano Tristão, Verdin, Maurício Fornazier, Douglas Souza, Matheus Souza, Paulo Volpi, J.A. Lani.

A participação no evento foi possível com recursos captados por projetos de pesquisa e transferência de tecnologia do Incaper junto ao Consórcio Pesquisa Café.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

 

Tópicos:
café, técnica, manejo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper