25/07/2016 08h43 - Atualizado em 25/07/2016 15h02

Incaper lança inovações tecnológicas e sociais para a agricultura familiar nesta terça-feira (26)

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai lançar inovações no âmbito da agricultura familiar, na próxima terça-feira (26). As novidades incluem o novo site institucional do Incaper, o Portal Web de Comercialização e a adesão dos agricultores capixabas aos Selos da Agricultura Familiar.

O novo site institucional do Incaper, padronizado conforme as diretrizes do Governo do Estado, apresenta de maneira mais clara e transparente os principais produtos, projetos, serviços e áreas de atuação do Instituto, tanto no âmbito da pesquisa quanto no âmbito da extensão rural. O público terá acesso facilitado à localização das unidades e da equipe técnica do Incaper.

Já o Portal Web de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Espírito Santo, que é resultado do projeto Estruturação e Fortalecimento das Redes de Assistência Técnica e Extensão Rural, executado pelo Incaper, será apresentado ao público como uma inovação tecnológica e social. Seu objetivo é reunir e disponibilizar de maneira simples, em um único ambiente, informações relevantes ao meio agrícola, auxiliando e incentivando a comercialização dos produtos da agricultura familiar, seja por meio de programas de governo, políticas públicas ou comercialização direta.

Além destas informações, está prevista a construção de uma bolsa de oferta de produtos, que deverá funcionar como um “classificados” para os agricultores familiares e as comunidades tradicionais capixabas, casos de sucesso e outras informações que possam apoiar e incentivar a comercialização dos produtos desse setor. Com a implantação dessa ferramenta, espera-se apoiar a atividade agropecuária capixaba na tomada de decisões e contribuir para uma atuação consistente do setor em suas cadeias produtivas principais, aumentando a participação no mercado consumidor.

No evento, também será abordada a adesão dos agricultores capixabas aos Selos da Agricultura Familiar e Quilombos do Brasil, ferramentas criadas pelo então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para identificar e certificar a origem dos produtos oriundos da agricultura familiar e comunidades tradicionais. Os selos agregam valor aos produtos e atende à nova tendência do mercado de buscar produtos com garantia de origem.

O Incaper trabalhou no sentido de incentivar a adesão dos agricultores familiares aos selos de origem. Já aderiram mais de 300 agricultores capixabas, além de mais de nove associações e uma empresa, em 12 municípios do Espírito Santo.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper