26/07/2016 08h51 - Atualizado em 27/07/2016 11h42

Incaper organiza excursão para agricultores familiares e técnicos rurais em Minas Gerais

Agricultora participa de curso de artesanato na 87ª Semana do Fazendeiro (MG).

Minas Gerais recebeu, na última semana, mais de 40 agricultores familiares e técnicos rurais do Espírito Santo, dos municípios de Pancas e Nova Venécia, para a 87ª Semana do Fazendeiro. A excursão foi realizada com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia.

A Semana do Fazendeiro é um evento tradicional de extensão rural, pesquisa e ensino, promovido pela Universidade Federal de Viçosa, que tem como objetivo promover o diálogo com a sociedade. Este ano, o tema central foi “Desenvolvimento em tempos de crise: participação, cooperação e solidariedade”, com o objetivo de apontar alternativas para a crise econômica que o Brasil está enfrentando e que reflete em diversos setores.

A excursão dos capixabas para Minas Gerais foi organizada pelo Incaper. Na equipe do Instituto estavam as economistas domésticas Jozyellen Nunes da Costa e Angélica Carvalhais (Pancas), e a zootecnista Alice Cristina Bitencourt. Também estiveram presentes técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Os cursos envolveram mais de 60 temas, divididos em subtemas, como agropecuária; adubação; agroecologia; ambiência rural e climatologia; animais silvestres; associativismo; economia; comercialização; automação em sistemas rurais; avicultura; bovinocultura; circuito do café e do leite; produção de cogumelos; conservação de solo e água; controle de pragas; criação de abelhas, de peixes e de coelhos; cultivo de plantas ornamentais; culturas de cana-de-açúcar, seringueira, tecidos, nim-indiano, palmito, tomate; equideocultura; fruticultura; hortaliças; irrigação, entre outros.

O Incaper, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, vem realizando desde 2013 essas excursões técnicas com o objetivo de inserir produtores, agricultores familiares, estudantes dos cursos técnicos em agropecuária e técnicos com vínculo no meio rural. “Essa ação é importante porque estimula a participação e a organização em grupo, possibilita a troca de experiências e a solução de problemas comuns, o desenvolvimento técnico e o bem-estar social”, explicou a economista doméstica Jozyellen da Costa.

Jozyellen também reforçou que atividades como estas são de suma importância para o município, uma vez que os agricultores têm a possibilidade de conhecer inovações para a produção nas atividades agrícolas e não agrícolas. Além disso, contribuem para o bem-estar social dos participantes.

Alguns agricultores que participaram da excursão estão inseridos no Projeto ATER- SUSTENTABILIDADE, do lote 12, que é uma ação entre o Incaper em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Texto: Tatiana Caus
Twitter: @incaper Facebook: Incaper