08/12/2016 13h29 - Atualizado em 09/12/2016 10h36

Livro Café Conilon destaca pesquisa e inovação na maior cadeia produtiva do Espírito Santo

Foto: Augusto Barraque

O arcabouço da pesquisa científica em café conilon reunido em uma única obra. O livro Café Conilon - segunda edição revisada e ampliada-, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi lançado na última quarta-feira (7), na solenidade de comemoração aos 60 anos do Instituto e apresentação do Pedeag 3, no Centro de Convenções de Vitória.

O livro Café Conilon é um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundos de mais de 30 anos de pesquisas científicas desenvolvidas, sobretudo, no Espírito Santo e no Brasil. A publicação com 30 capítulos é constituída por 784 páginas. Apresenta mais de 50 tecnologias, 4.000 conhecimentos científicos e 1.200 literaturas citadas.

De acordo com o pesquisador do Incaper e coordenador estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o conjunto, a densidade e a profundidade das informações técnicas descritas com rigor científico fazem dessa versão do livro Café Conilon uma referência técnica e literária em cafeicultura.

“Esperamos que essa publicação contribua para a segurança no enfrentamento dos desafios atuais e futuros relacionados a mudanças climáticas, escassez de mão de obra, melhoria da qualidade, agregação de valor, aumento da renda e outras demandas que virão. Assim, essa obra contribuirá para uma cafeicultura capixaba e brasileira cada vez mais reconhecida, competitiva e sustentável”, afirmou Romário.

O livro Café Conilon contou com a soma de esforços de diversos atores. “Somos muito gratos a todos aqueles que participaram com conhecimentos, trabalho, profissionalismo e zelo na construção dessa obra. Entre eles, podemos citar o Governo do Estado, a Seag, o Incaper, o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café, a Fapes, entre outras instituições parceiras do Incaper. Destacamos também a contribuição dos editores, autores e revisores técnicos; do Conselho Editorial do Incaper; da coordenação editorial, do revisor textual e da profissional de designer. Em especial, agradecemos aos servidores do Incaper, pois muitas das tecnologias e dos conhecimentos dessa publicação tiveram a efetiva participação deles. Foi uma obra elaborada dentro do Instituto”, enfatizou Romário.

Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, que atua no Incaper, o livro Café Conilon envolveu a busca dos principais temas e linhas de pesquisa em Coffea canephora, com tecnologias voltadas para o Espírito Santo, mas que podem subsidiar ações em outros estados e até mesmo países.

“Esse livro é a obra mais completa com foco em conilon que existe atualmente no mundo. Desde a 1ª edição desse livro, em 2007, nossas recomendações tecnológicas desenvolvidas em 22 anos de pesquisa contribuíram para impulsionar a cafeicultura em outros estados, como a Bahia, por exemplo. Nesta 2ª edição, revisada e ampliada, lançada 10 anos após a primeira, apresentamos novos trabalhos de pesquisa concluídos”, afirmou Aymbiré.

Segundo o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, no ano em que o Incaper comemora 60 anos de existência, a Instituição disponibiliza à sociedade mais uma obra para ficar marcada na história. “A cafeicultura é um setor de extrema relevância para o Espírito Santo e o Instituto teve e continua tendo grande contribuição nessa trajetória. Por meio dessa obra, todo conhecimento gerado por essa Instituição poderá ser utilizado pelos diversos atores da cadeia produtiva do agronegócio, profissionais da área e instituições de ensino, pesquisa e extensão”, destacou Suzart.

Conteúdo do livro

O livro Café Conilon foi redigido por 74 renomados profissionais de 70 instituições parceiras, com reconhecida experiência, condizentes com os diferentes conteúdos. Procurou-se na redação uma combinação harmônica de teoria e prática, prezando pelo rigor científico.

Os 30 capítulos abordam temas nas diferentes áreas do conhecimento. De informações gerais de Coffea canephora, passando por origem, história, dispersão e evolução da espécie; melhoramento genético; biotecnologia; tecnologias de manejo e cultivo sustentável; irrigação; pragas e doenças; sustentabilidade; certificação; colheita; mecanização; qualidade; transferência de tecnologia, até os aspectos gerenciais, econômicos e de mercado, no âmbito estadual, nacional e internacional.

Em termos de inovação em relação à 1ª edição, o livro que foi lançado aborda tecnologias relacionadas à poda programada de ciclo, jardins clonais superadensados, novas variedades de café conilon, controle de pragas que antes não eram tão importantes, como a broca-da-haste, fomento à irrigação localizada, método de associação de culturas, tecnologias de colheita mecanizada, entre outras.

O livro Café Conilon será disponibilizado para o público a partir de 2017.

Cafeicultura capixaba

A cafeicultura é a atividade social e econômica mais importante para o Espírito Santo, que é o segundo produtor nacional dos cafés arábica e conilon e o primeiro de conilon. Com mais de 70% da safra brasileira, o conilon capixaba emprega 220 mil capixabas de 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades de 64 municípios do Estado.

As tecnologias desenvolvidas e ou adaptadas descritas na 1ª edição do livro Café Conilon, lançado em 2007, contribuíram para o ES alcançar quase 10 milhões de sacas de café conilon em 2014 e ser reconhecido no Brasil e no mundo como uma das cafeiculturas mais competitivas e sustentáveis do planeta.

Assessoria de Comunicação – Incaper

Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br