28/09/2016 09h24 - Atualizado em 28/09/2016 10h19

Produtores rurais são orientados sobre primeiros socorros em bovinos

Foto: guilherme Bessa/Incaper
Divino São Lourenço e Cachoeiro de Itapemirim realizam cursos para produtores rurais e vaqueiros.

Começou nesta terça-feira (27) mais um curso sobre o tema “Trabalhador na Bovinocultura de leite e corte e primeiros socorros em bovinos”, na comunidade Lim Verde, em Divino São Lourenço. Produtores de leite e vaqueiros estão sendo orientados sobre como agir no caso de intoxicação alimentar do animal e, também, no caso de ele sofrer algum tipo de fratura nos membros. A capacitação continua nesta quarta (28).

A ação é uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura de Divino São Loureço e do Conselho de Desenvolvimento Rural do município (CMDRS).

Fazem parte do conteúdo programático questões como avaliação do comportamento e da postura dos animais; doenças parasitárias bacterianas e virais; tipos de intoxicações; distúrbios, acidentes metabólicos ou nutricionais; dificuldades de parto de bezerros; avaliação fisiológica; métodos de contenção e imobilização; avaliação de feridas, abcessos e fraturas; aplicação de medicamentos emergenciais e terapêuticos; manuseio de coleta de amostras para exames laboratoriais; uso de sonda nasogástrica em momentos emergenciais e produtos indicados para as farmácias das fazendas.

Os produtores estão aprendendo técnicas de imobilização do membro fraturado do animal, como proceder em caso de um parto com complicações e também aliviar a dor do animal que esteja sofrendo de intoxicação, até que um veterinário possa atender.

A pecuária leiteira é uma atividade de grande importância para a economia do Espírito Santo, visto que está presente em todos os municípios capixabas, com uma produção anual de 485 milhões de litros de leite, distribuída em 14.500 propriedades, a maioria de base familiar.

Também é fonte de renda mensal para os produtores rurais e possibilita a permanência das famílias no meio rural, além de gerar milhares de postos de trabalho, desde o campo até o processamento e a distribuição do leite e de seus derivados, para o mercado consumidor. O leite e seus derivados são alimentos fundamentais para garantir a segurança alimentar da população.

“Depois do café arábica, a pecuária leiteira é a segunda maior atividade econômica de Divino São Lourenço”, informou o chefe do escritório local do Incaper, Roberto Ramos Sobreira.

Inseminação artificial

Também começou nesta segunda-feira (26) e vai até sexta (30) mais um curso de inseminação artificial de bovinos, realizado na Fazenda Experimental (Incaper) de Bananal do Norte, localizada em Pacotuba, no município de Cachoeiro de Itapemirim.

O curso tem com realizadores a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Incaper; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); o Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim; a DRV Lagoa; a Cooperativa de Laticínios Selita; a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Dentre os assuntos abordados estão manejo e alimentação do rebanho bovino, histórico da inseminação artificial, vantagens da inseminação artificial em relação à monta natural, instalações necessárias à inseminação artificial, noções sobre o aparelho genital da vaca e sobre o perfil do inseminador, identificação de sinais de cio e horário apropriado para inseminação das vacas, preparo dos animais para a inseminação, entre outros que irão potencializar a capacidade dos produtores rurais e vaqueiros.

Texto: Tatiana Caus

Twitter: @incaper Facebook: Incaper