08/12/2016 08h50 - Atualizado em 08/12/2016 10h05

Revista do Incaper discute crise hídrica e alternativas para convivência com a seca

No ano de 2016, o Espírito Santo foi bastante impactado com a crise hídrica. A fim de refletir sobre esse tema e apontar caminhos para convivência com a seca, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lança mais uma publicação técnico-científica, a “Incaper em Revista”.

De acordo com o diretor-técnico do Incaper Mauro Rossoni Júnior, esse momento é extremamente oportuno para o lançamento desta publicação, uma vez que em torno de dois terços dos municípios capixabas sofreram com o déficit hídrico. “A ocupação do solo para o desenvolvimento de atividades agrícolas no Espírito Santo ocorreu, historicamente, de forma predatória em relação aos recursos naturais, por meio do desmatamento indiscriminado das áreas, sem o planejamento correto do uso do solo e sem a utilização de práticas conservacionistas adequadas”, explicou Mauro.

Ele também disse que, diante desse cenário, é necessário apresentar à sociedade o conhecimento acumulado pelo Incaper nessa área, por meio do qual é possível apontar soluções, tecnologias e alternativas para conviver com essa situação, a fim de minimizar os impactos da seca nas propriedades rurais e recuperar áreas degradadas nas propriedades rurais.

“Esta publicação é uma das ações desenvolvidas pelo Incaper nesse período de crise hídrica. O Instituto tem dinamizado a geração e a transferência de tecnologias na área de conservação de solos e da água e buscado inovações tecnológicas para a convivência com a seca no Estado”, destacou Mauro.

Conteúdo da publicação

Nesta edição da Incaper em Revista, artigos técnico-científicos apresentam o cenário capixaba no que se refere aos impactos da seca. O conteúdo dos textos traz uma caracterização da estiagem no ano hidrológico, bem como uma apresentação das perdas na agricultura na produção agrícola do Estado em 2015.

Além disso, outros artigos apresentam diversas alternativas para convivência com a seca, entre elas, tecnologias de conservação e armazenamento de águas, variedades melhoradas tolerantes à seca; técnicas de manejo da água na agricultura e implantação de sistemas agroflorestais. Questões legais referentes ao uso da água no Espírito Santo também são abordadas nesta revista.

Esta publicação também conta com a contribuição de um renomado profissional, de âmbito nacional, na área de conservação de água e solo. Trata-se do professor da Universidade Federal de Viçosa João Luiz Lani, que em entrevista concedida à revista, apresenta um panorama da situação dos solos e uso dos recursos hídricos na agricultura.

Por fim, para rememorar a trajetória do Instituto em comemoração aos seus 60 anos de existência, a Incaper em Revista traz uma reportagem especial sobre os principais resultados e ações dessa instituição ao longo do tempo. Mais do que recontar uma história, essa matéria faz um balanço, a partir da ótica dos profissionais que por aqui passaram, dos impactos do Incaper para os agricultores familiares e todo setor produtivo da agricultura capixaba.

Para acessar a publicação, clique aqui: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2538/1/BRT-incaperemrevista-2016.pdf

 

Assessoria de Comunicação – Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Vanessa Covosque – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Twitter: @incaper   Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper