26/07/2016 15h03 - Atualizado em 26/07/2016 14h59

Técnicos do Incaper participam de audiência pública sobre turfa na Serra

O Chefe do Departamento de Operações Técnicas, Agno Tadeu da Silva, explica tecnicamente a queima da turfa em audiência na Serra.

Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram de uma audiência pública sobre a queima da vegetação de turfa no entorno do Mestre Álvaro, no município da Serra. O objetivo foi discutir estratégias que possam solucionar o problema. Na ocasião, o Incaper contribuiu com uma explicação técnica sobre o assunto.

De acordo com o chefe do Departamento de Operações Técnicas do Incaper, Agno Tadeu da Silva, a turfa é um produto da decomposição de resíduos vegetais que se acumularam ao longo dos anos em ambientes excessivamente úmidos. “Ao ser drenado, o ambiente onde estão localizadas as turfeiras promove condições para a rápida degradação desta matéria orgânica, que em certas condições, pode entrar em combustão. Este é o processo que tem causado grandes transtornos aos moradores de Serra”, explicou Agno.

A audiência pública aconteceu no bairro Central Carapina. A proposta apresentada pelo Incaper foi a realização de um mapeamento pedológico da área, que é o estudo detalhado do solo, para que a partir dele sejam estabelecidas as estratégias que mitiguem a queima da turfa.

Também participaram da audiência vereadores da Serra e representantes da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES); da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS); do Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro (GPAMA); da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br