30/08/2016 13h20 - Atualizado em 30/08/2016 13h18

Viana realiza 1º seminário da cadeia produtiva do leite

A cadeia produtiva do leite foi tema de seminário no município de Viana, nesta segunda-feira (29). O evento, que reuniu em torno de 50 pessoas, ocorreu no Teatro Municipal e foi organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Prefeitura de Viana.

Foram abordados temas como produção de leite a pasto e manejo intensivo; agroindústria e beneficiamento do leite; nota fiscal do produtor e crédito rural. Além disso, foram apresentadas experiências de sucesso de agricultores.

De acordo com o extensionista João Marcos dos Santos, o seminário foi uma demanda das comunidades. “Fizemos um diagnóstico rural participativo no início do ano e identificamos diversas atividades agropecuárias que precisavam ser mais trabalhadas em Viana, como banana, cana e pecuária. Por isso, foi realizado esse seminário”, explicou.

João Marcos também disse que, atualmente, há pequenos produtores de leite no município que têm poucas informações técnicas e que têm tido dificuldades diante da seca. “Nesse Seminário, o Incaper apresentou alternativas para melhorar a produção de leite. Na próxima semana, os agricultores vão visitar uma agroindústria de leite a fim de conhecer uma experiência exitosa na área”, disse.

Assessoria de Comunicação do Incape
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br