Estrutura Organizacional

Diretoria

Ao Diretor Presidente do Incaper cabe a direção, supervisão e a orientação da ação executiva e da gestão administrativa, financeira e patrimonial do Instituto, buscando os melhores métodos que assegurem a eficácia, economicidade e efetividade das ações operacionais do Instituto.

Ao Diretor-Técnico cabe responsabilizar-se pela execução e supervisão dos trabalhos de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e de fomento agrossilvipastoril (sistema de produção que integra lavoura-floresta-pecuária), desenvolvidos pelo Incaper.

Diretor-presidente: Marcelo Suzart de Almeida - marcelo.almeida@incaper.es.gov.br
Diretor-técnico:Mauro Rossoni Júnior – mauro.junior@incaper.es.gov.br
Chefe de Gabinete: Izabel Peterle Módolo Braz - gabinete@incaper.es.gov.br

Contatos:
Email: diretoria@incaper.es.gov.br e diretoriatecnica@incaper.es.gov.br
Telefones: (27) 3636-9877 e (27) 3636-9878

 

Assessoria Jurídica (ASJUR)

A Assessoria Jurídica tem como competência administrativa a prestação de assistência jurídica permanente ao Incaper. Representa o Instituto ativa e passivamente, em juízo, perante os tribunais, ou fora deles, nos casos contenciosos, administrativos ou amigáveis, a colaboração com os demais órgãos da autarquia.

Elaboração normas, instruções, resoluções e demais atos a serem expedidos, bem como na interpretação de textos e instrumentos legais. Também auxilia no estudo de pareceres sobre questões jurídicas que envolvam as atividades do Instituto, o exame de editais, minutas de contratos, convênios, acordos e ajustes celebrados pela autarquia, com a emissão de parecer e a prática de todos os demais atos de natureza judicial ou contenciosa.

Chefe da Assessoria Jurídica: Fabiany Binda Wruck Loureiro - fabiany.loureiro@incaper.es.gov.br

Contatos:
Email: juridico@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-9891

 

Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR)

Os Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) são estruturas de coordenação regional da política de pesquisa, desenvolvimento, extensão rural, disponibilização de tecnologias, serviços e treinamento do Incaper.

São competências dos CRDR’s:

- Gerar, adaptar, difundir e transferir conhecimentos e tecnologias que viabilizem o desenvolvimento sustentável do meio rural;
- Executar serviços e atividades visando atender os objetivos e diretrizes do Instituto e demandas do setor produtivo;
- Desenvolver ações voltadas para o bem estar social e aumento da renda da família rural;
- Atuar para o processo de organização dos agricultores, visando inserir de forma competitiva a agricultura familiar nas cadeias produtivas e no mercado;
- Articular o escritórios locais do Incaper e as unidades de pesquisa em torno de objetivos e demandas comuns dos municípios e da agricultura familiar.

Chefe do CRDR Centro Norte: Sara Dousseau Arantes - sara.arantes@incaper.es.gov.br
Chefe do CRDR Centro Serrano: José Zanúncio Júnior - jose.zanuncio@incaper.es.gov.br
Chefe do CRDR Extremo Norte: Wantuil Luiz Cordeiro - wantuil.cordeiro@incaper.es.gov.br
Chefe do CRDR Sul Caparaó: Gilson Tófano - gtofano@incaper.es.gov.br

Contatos:
CRDR Centro Norte: crdrcentronorte@incaper.es.gov.br - (27) 3752-3535
CRDR Centro Serrano: crdrcserrano@incaper.es.gov.br - (27) 3248-1181
CRDR Extremo Norte: crdrextremonorte@incaper.es.gov.br (27) 3371-1210
CRDR Sul Caparaó: crdrsulcaparao@incaper.es.gov.br - (28) 3522-1490 e (28) 3522-0034

 

Departamento de Administração (DAD)

O Departamento de Administração (DAD) do Incaper, diretamente subordinado ao Diretor-Presidente, é responsável por coordenar, supervisionar e acompanhar as áreas de Compras; Almoxarifado e Patrimônio; e Transportes e Serviços Gerais.

Além das áreas citadas, o departamento coordena e executa também atividades relacionadas a Contratos e Convênios (parte de celebração e gestão), manutenção predial, bem como atividades relacionadas a Tecnologias da Informação (TI), que tem foco em desenvolvimento de sistemas, gestão e manutenção. 

Contatos:
Chefe do DAD:Jailson Thomas Alencastre  jailson.alencastre@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Compras: Waleska dos Santos Souza - waleska.sousa@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Transportes e Serviços Gerais: Denildo Braz – atsg@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Almoxarifado e Patrimônio: Carlos Berchmans Pombo Duarte  -  carlos.duarte@incaper.es.gov.br

Email: dad@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-9840

 

Departamento de Comunicação e Marketing (DCM)

O Departamento de Comunicação e Marketing, subordinado à Diretoria Técnica, é responsável por assessorar o Instituto na formulação da política de comunicação interna e externa, difusão e transferência de tecnologia, divulgação de ações técnicas e institucionais, criação e design de materiais e produtos, revisão e editoração de publicações, informação e documentação da autarquia.

O DCM, para o cumprimento de suas atribuições, está dividido na Área de Comunicação e Marketing e na Área de Documentação e Informação, à qual está vinculada a Biblioteca Rui Tendinha

Contatos:
Chefe do DCM: Célia Jaqueline Sanz Rodriguez: jaquesanz@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Comunicação e Marketing: Juliana Raymundi Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Documentação e Informação: Merielem Frasson Cosme – mfrasson@incaper.es.gov.br

Email: dcm@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-9866

 

Departamento de Operações Técnicas (DOT)

O Departamento de Operações Técnicas, diretamente subordinado à Diretoria Técnica, é responsável por coordenar, monitorar, acompanhar, apoiar, assessorar e avaliar a execução de programas, projetos e atividades, previstos no Plano Anual de Trabalho do Incaper, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG).

Também coordena a articulação entre as unidades gerenciais do Instituto para uma ação integrada nos municípios, de forma a dar um apoio efetivo na elaboração, gestão e execução de seus planos e projetos de desenvolvimento. Apoia os Departamentos de Planejamento e Captação de Recursos (DPC) e de Comunicação e Marketing (DCM) na identificação de oportunidades, no levantamento de demandas de atividades e na elaboração de projetos para geração e captação de recursos financeiros e respectivas fontes de financiamento e ainda assessora o DPC na elaboração de normas e procedimentos para apresentação de projetos técnicos.

O Departamento de Operações Técnicas, para cumprimento de suas atividades, compõe-se de um Chefe de Departamento e dois Chefes de Área, Ater e Pesquisa, e conta com equipes técnicas de coordenação dos principais programas desenvolvidos pelo Incaper.

Chefe do DOT: Pierângeli Marim Aoki - pieraoki@incaper.es.gov.br

Chefe da Área de Ater: 

Chefe da Área de Pesquisa: Luiz Carlos Prezotti - prezotti@incaper.es.gov.br

Coordenações de Programas Especiais:
Coordenador de Cafeicultura: Romário Gava Ferrão - romario@incaper.es.gov.br
Coordenadora de Fruticultura:
Coordenadora de Atividades Rurais Não-Agrícolas: Rachel Quandt Dias - rachel@incaper.es.gov.br
Coordenador de Meio Ambiente:
Coordenadora de Pesca e Aquicultura: Lucimary Soromenho Ferri - lucimary.ferri@incaper.es.gov.br
Coordenador de Recursos Hídricos e Agricultura Familiar: Izaías dos Santos Bregonci - izaias@incaper.es.gov.br

Contatos:
Email: dot@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-9802

 

Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC)

O Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC) do Incaper, diretamente subordinado ao Diretor-Técnico, tem como atribuições acompanhar e analisar a evolução do ambiente interno e externo do Instituto para a busca de possíveis alternativas visando auxiliar a gestão estratégica e a revisão do plano diretor.

Composto pelas Áreas de Captação de Recursos e Planejamento, o DPC também é responsável por promover a avaliação dos projetos técnicos e de apoio, sob o ponto de vista de viabilidade de execução pela autarquia, em consonância com as estratégias e diretrizes do Planejamento Estratégico.

Elabora, em conjunto com as demais unidades do Incaper, pedidos de suplementação e/ou transferência de dotações orçamentárias, indicando os programas e elementos de despesas para os quais os recursos deverão ser repassados ou pelos quais deverão ser recebidos na oportunidade de acertos de convênios, contratos, operações de crédito e outros, sugerindo as medidas cabíveis.

Contatos:
Chefe do DPC: Luciano Oliveira - lucianooliveira@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Planejamento: Beatriz Costa - beatriz.costa@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Captação de Recursos: Makschasley Spavier Ferreira – mak@incaper.es.gov.br

Email: dpc@incaper.es.gov
Telefone: (27) 3636-9870

 

Departamento de Recursos Humanos (DRH)

O Departamento de Recursos Humanos (DRH), diretamente subordinado ao Diretor Presidente, tem como objetivo planejar, coordenar, supervisionar, acompanhar e controlar as atividades pertinentes à administração e desenvolvimento de pessoas.

Também assessora a Diretoria e demais unidades da autarquia no que pertence ao estabelecimento de políticas e diretrizes de recursos humanos. Propõe manter e operacionalizar o relacionamento interinstitucional com órgãos e entidades que atuem em áreas de sua competência. Elabora e expede normas e documentos que visem a execução e o controle das políticas de pessoal da autarquia.

Entre as atribuições do DRH também estão a orientação acerca das atividades do Programa de Desenvolvimento de Pessoal, visando ao constante aperfeiçoamento dos servidores; planejamento e execução de Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Resultados dos Servidores, recompensando-os adequadamente pelo desempenho alcançado, de forma que os mesmos se sintam estimulados no exercício de sua função; e estímulo a ações preventivas de promoção da Qualidade de Vida do Servidor.

Chefe do DRH: Raphaela Effgen Koelher - raphaela.koelher@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Pessoal – Jane Maria Bertholi - pessoal@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Desenvolvimento de Pessoas – Marcela Moulin Brunow Freitas - marcela.freitas@incaper.es.gov.br

Contatos:
Email: drh@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-9855

 

Departamento Financeiro (DEF)

O Departamento Financeiro, subordinado ao Diretor-Presidente, é responsável por coordenar, supervisionar, acompanhar e controlar todas as atividades financeiras, contábeis, bem como dos recursos provenientes de convênios e contratos no âmbito do Incaper.

Também assessora a Diretoria e demais departamentos e unidades da autarquia, visando a formulação da política e diretrizes voltadas para a melhora do controle e execução das atividades financeiras e contábeis desenvolvidas pelo Instituto.

O Departamento Financeiro, para cumprimento de suas atribuições possui um Chefe de Departamento e três áreas específicas: Área de Controle Financeiro de Convênios, Contratos e Congêneres; Área Financeira e; Área de Contabilidade, descritas no Regimento Interno do Incaper.

Chefe do DEF: Antonio Francisco Ferreira Tôrres - francisco@incaper.es.gov.br
Chefe da Área Financeira: Thaís Nascimento Santos - thais.santos@incaper.es.gov.br
Chefe da Área de Controle Financeiro, Convênios, Contratos e Congêneres: José Moreira André Neto - pcontas@incaper.es.gov.br
Área de Contabilidade: Ronaldo Gomes de Lima - ronaldo.lima@incaper.es.gov.br

Contatos:
Email: def@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-9857

 

Fazendas Experimentais

As Fazendas Experimentais são unidades de execução de programas e projetos de pesquisa agropecuária e produção, diretamente subordinadas ao Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR). As Fazendas Experimentais têm por finalidade executar a programação de pesquisa agropecuária e produção do Incaper definida em nível regional pelo CRDR observadas as políticas, diretrizes, objetivos e realidade rural.
Também compreendem as atividades relacionadas com a execução dos programas e projetos de pesquisa agropecuária com vistas à geração de conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento rural em nível municipal, regional e estadual.

Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde:
Chefe da Fazenda: Afonso Carlos Valentim - ferc@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Alfredo Chaves:
Chefe da Fazenda: Ronaldo Paschoal Marchesi - feac@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Bananal do Norte:
Chefe da Fazenda: José Luiz Tófano - febn@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Cafundó:
Chefe da Fazenda: Ronaldo Paschoal Marchesi - feac@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Linhares:
Chefe da Fazenda: Wilson Rodrigues dos Santos - fel@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Marilândia:
Chefe da Fazenda: Marcone Comério - fem@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental Mendes da Fonseca:
Chefe da Fazenda: Walter de Oliveira Filho - femf@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Monte Líbano:
Chefe da Fazenda: Gilson tófano (respondendo) - crdrsulcaparao@incaper.es.gov.br 

Fazenda Experimental de Sooretama:
Chefe da Fazenda: Adilar Viana - fes@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante:
Chefe da Fazenda: José Spadeto - fevn@incaper.es.gov.br

Fazenda Experimental de Viana:
Chefe da Fazenda: Afonso Carlos Valentim - fev@incaper.es.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard