22/09/2016 13h54 - Atualizado em 22/09/2016 14h22

58ª Expoagro de Guaçuí fortalece a agricultura capixaba

Foto: Arquivo/Incaper
Guaçuí recebe a 58ª ExpoAgro! (28) 3553-1791.

Começou nesta quinta-feira (22) a 58ª edição da Exposição Agropecuária (Expoagro) de Guaçuí. O evento tem como objetivo fortalecer a agricultura capixaba por meio da pecuária de leite, das agroindústrias e da agricultura familiar. O evento vai até domingo (25), no Parque de Exposições “Dr Francisco Lacerda de Aguiar”.

A iniciativa em questão é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Cooperativa de Produtores Rurais do Espírito Santo (Coopres) e Colagua.

De acordo com o chefe do escritório local (ELDR) do Incaper de Guaçuí, Maxwell Souza, o evento irá oportunizar os agricultores familiares e produtores rurais a potencializar o conhecimento quanto as cadeias produtivas trabalhadas, bem como ampliar as oportunidades no campo.

Em Guaçuí, os temas das palestras serão voltados à produção de cafés especiais; Agricultura Orgânica e Sustentabilidade; Produção Intensiva de Leite a Pasto; Cultivo de Palmáceas; Agroturismo e Agronegócio na região; Recuperação de pastagens degradadas e Linhas de Crédito. O objetivo é apresentar aos produtores rurais da região outras atividades agrícolas e pecuárias para contribuir para o aumento da renda familiar e diversificação da mesma.

Dentre a programação também está Concurso Leiteiro nas categorias 25 Kg e 35 Kg. Já para o julgamento de bezerras, serão aceitos animais de 8 a 24 meses, com a participação de até dois animais por família.

Também fará parte desta edição, a II Mostra de Café com Qualidade, onde as amostras inscritas deverão ter um lote mínimo de cinco sacas de café arábica. Todas as amostras deverão passar pela determinação de umidade e se encontrarem dentro da faixa de, no mínimo, 11% e, no máximo, de 12%.

As amostras serão avaliadas; bica corrida, bebida dura, levando em consideração o aspecto do produto, a secagem, cor, uniformidade e tamanho do grão. A quantidade de café para a fase de inscrição será de 1,5 kg, devendo indicar se o grão foi processado no sistema natural ou cereja descascado. Informações sobre as inscrições: (28) 3553-1791.

Ainda na programação estão previstas palestras referentes a pecuária e café, com debates sobre o mercado de café arábica e Indicação Geográficas (IGs) da cultura, além de uma mesa redonda com produtores do município. Também serão ministrados minicursos de culinária em áreas como café, cordeiro e pães e pizzas artesanais.

Além das atividades agropecuárias, o público irá contar com shows regionais e uma praça de alimentação com os comerciantes do município.

Programação

Quinta-feira (22)                

9h – Chegada dos animais

19h – Ordenha de esgota

Sexta-feira (23)  

7h – 2ª ordenha

10h – Palestra: Perdas Econômicas Causadas pela Tripassomose em Rebanho Bovino Leiteiro – Juliano Pereira Chaves – Médico Veterinário/Idaf

13h – Minicurso: Culinária do Café/Senar

16h – Minicurso: Pães e Pizzas artesanais/Senar

18h – Noite do Café

Palestra: O Mercado para Café Arábica Especial

Rondinélio Sartori – Degustador e Consultor Técnico da Prove Café /Bourbon Coffees

Indicação Geográfica: agregação de valor e proteção dos cafés

Gabriel Fabris Beliqui – Instituto Inovates

Mesa redonda – produtores de café do Caparaó

19h – 3ª ordenha

21h – apresentação dos shows regionais

 

Sábado (24)

7h – 4ª ordenha

10h – Palestra: Como aumentar os ganhos com a inseminação artificial em bovinos: do acasalamento à manutenção da prenhez – Breno Dallaz Maestri/ Médico Veterinário

9h – Minicurso – Pães e Pizzas Artesanais/Senar

9h – II Mostra de Café de Qualidade de Guaçuí

14h – Julgamento de Bezerras

18h – Minicurso: Culinária de Cordeiro/Senar

19h – 5ª ordenha

21h – apresentação dos shows regionais

 

Domingo (25)

7h – 6ª ordenha

9h – Minicurso: culinária de cordeiro/Senar

10h – Missa sertaneja

11h – Resultado do Concurso Leiteiro

13h – Leilão de Bezerras da Matriz São Miguel Arcanjo

16h – Apresentação de shows regionais

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper