18/10/2016 16h38 - Atualizado em 18/10/2016 17h15

Incaper incentiva as boas Práticas de Conservação e Manipulação de Alimentos

Foto: Arquivo/Incaper
O ELDR de Divino São Lourenço irá promover mais uma oficina de Boas Práticas de Fabricação, Conservação e Manipulação de Alimentos.

Nesta quarta-feira (19), o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Divino São Lourenço, vai promover mais uma oficina de Boas Práticas de Fabricação, Conservação e Manipulação de Alimentos. As aulas começam a partir das oito horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O curso tem o apoio do escritório local do Incaper de Alegre e das Secretarias de Educação e Agricultura da Prefeitura Municipal. A economista doméstica Aline Chaves Pereira irá ministrar todo o conteúdo, com o objetivo de ensinar aos produtores de alimentos da cidade a maneira correta de manipular os produtos alimentícios, para que não haja problemas durante a comercialização.

A capacitação é direcionada aos agricultores familiares e produtores rurais, a maioria integrante do Programa Brasil Sem Miséria, que são manipuladores de alimentos de pontos comerciais, das agroindústrias e de Feira da Agricultura Familiar local. Haverá aulas teóricas e práticas. Será trabalhado desde a escolha da matéria prima, até a confecção de embalagem, rotulação e comercialização dos produtos, com foco principal nas boas práticas de manipulação.

Os principais assuntos que serão abordados são noções de higiene alimentar; fontes de contaminação dos alimentos; pontos críticos na preparação final dos alimentos; higiene pessoal; área apropriada para a manipulação de alimentos; instalações a serem consideradas na agroindústria artesanal; equipamentos e utensílios; etapas de limpeza; requisitos para higiene na produção de alimentos: armazenamento de alimentos; leis de vigilância sanitária, entre outros.

O chefe do Incaper local, Roberto Sobreira, falou sobre a satisfação pelo apoio dos técnicos de Alegre e reforçou que é importante que todos usufruam ao máximo o curso. “A ideia é aprimorar o trabalho a fim de diversificar a entrega dos produtos, com uma qualidade superior em todos os quesitos”, disse.

Texto: Tatiana Caus