19/04/2018 11h13 - Atualizado em 19/04/2018 11h23

Norte do Estado: Manejo Sustentável do Solo é foco de Dia de Campo sobre Café Conilon

Com o objetivo de aprender um pouco mais sobre o manejo sustentável do solo, aproximadamente 40 pessoas participaram de um dia de campo Café Conilon. O aperfeiçoamento aconteceu em Pedro Canário, no Norte do Estado, e foi promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Syngenta, Nescafé e a Prefeitura Municipal.

Agricultores familiares, técnicos, representantes dos setores públicos e privados, entre outros, contaram com três estações de aprendizado. A primeira delas foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da Syngenta Marcelo Ribeiro, que abordou sobre as tecnologias Syngenta bem como o Manejo de Pragas e Doenças.

A segunda estação foi apresentada pelos extensionistas do escritório local do Incaper em Pedro Canário, Thiago Carvalho Nogueira e Claudio Rodex Junior, que explanaram sobre a técnica da poda programada de ciclo do café conilon. A terceira e última estação foi apresentada pelos extensionistas do escritório local do Incaper em Montanha, Fábio de Morais e Lázaro Samir Abrantes Raslan, sobre as boas práticas para o manejo do mato na cafeicultura, lançando mão inclusive do consórcio com a bovinocultura, caprinocultura e avicultura caipira.

“A cafeicultura é uma atividade econômica muito importante, principalmente para os cafeicultores que trabalham em regime familiar e está presente em praticamente todos os municípios do norte do Estado com predominância da espécie conilon. Nesse sentido esse evento possibilitou aos participantes obterem mais informação visando maior competitividade dos produtores locais, através das orientações técnicas, no cenário da cafeicultura capixaba”, reforçou Thiago Carvalho (Pedro Canário).

Segundo o gerente de agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pedro Canário (Semag) Erivan da Silva Pereira o evento foi bastante satisfatório. “Foi bem organizado e as palestras e demonstrações contribuíram muito em meus conhecimentos porque muita coisa eu conhecia na teoria, como a poda programada de ciclo do café conilon, por exemplo, e a partir do evento consegui ver essa técnica na prática. A palestra sobre o manejo do mato na cafeicultura foi muito importante, pois existe uma cultura nos agricultores locais em manter o solo ‘no limpo’ e com os conhecimentos passados essa visão tende a mudar com o tempo”, disse.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br