09/08/2024 16h18 - Atualizado em 09/08/2024 16h22

Artesãs de Itapemirim protagonizam documentário com apoio do Incaper

Grupo de mulheres ganha as telas com história sobre arte que atravessa gerações e é fonte de renda para as famílias.

Um grupo de mulheres artesãs da comunidade de Santo Amaro, em Itapemirim, na Região Sul do Espírito Santo, teve sua arte ganhando as telas com a produção do documentário: “Tramas da Taboa: Narrativas Femininas no Artesanato”. O vídeo, disponível no YouTube, conta com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No Estado, há diversos produtos do artesanato para fins de decoração ou utilidades, provenientes de matérias-primas variadas, desde materiais da atividade pesqueira, bambu e argila, até as fibras naturais, como milho, palha de café. E a taboa, planta de nome científico Typha domingensis, é a matéria-prima principal que acompanha as artesãs, atravessando gerações.

As mulheres fabricam diversos produtos com a planta, entretanto, destacam-se as esteiras, produto comercializado em suas propriedades e em participações em feiras, exposições e eventos afins.

A arte com as esteiras, em determinado período, chegou a ser a única fonte de renda de muitas famílias. A comercialização de taboa e artesanatos provenientes da planta, já movimentava a economia e complementava a renda familiar.

Por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o Incaper assiste o grupo com a comercialização, elaboração de projetos, associativismo e reforça a iniciativa do protagonismo feminino, também a partir da arte como geração de renda no campo.

“Essas mulheres já têm ações conosco a partir de um curso que a gente levou para elas: ‘Mulheres em Campo'. Houve um festejo cultural que retratou várias apresentações, exposições de comercialização daquilo que é cultura dentro da comunidade. Foi o ‘1º Festival Mulheres em Campo’. A partir daí foram despertando o fazer, as atividades de cunho cultural e social”, conta Angélica Carvalhais, extensionista do Incaper no município.

Telas
O documentário “Tramas da Taboa: Narrativas Femininas no Artesanato” traz depoimentos das artesãs e mostra o dia a dia das mulheres, em Santo Amaro. O projeto que originou o vídeo é fruto de um edital submetido via Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itapemirim. A premiação é justamente um documentário, para valorizar as questões culturais

Érica Aguiar, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santo Amaro (ADCSA), destaca a parceria com o Incaper desde o início da organização das artesãs. “Os nossos primeiros trabalhos e atividades com as mulheres partiram da parceria com o Incaper em Itapemirim, quando iniciamos, tivemos a realização de cursos promovendo o empreendedorismo feminino. Nossa intenção é manter vivas essas memórias, celebrar nossa rica tradição, com as mulheres como protagonistas”.

A comunidade se reuniu para assistir ao lançamento do documentário na quadra da Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF) Santo Amaro, na última sexta-feira (02), para o encontro ‘Cine Rural’. Houve ainda apresentação musical e exibição do curta metragem “O Monstro do Bullying”, produzido pelas crianças da localidade. O curta foi realizado também por conta do edital conquistado, pois além do documentário, houve ainda um curso sobre o aprendizado da prática do cinema.

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper