Aquicultura e Pesca

Com o objetivo de potencializar a aquicultura e a pesca no Espírito Santo, o Incaper desenvolve trabalhos prioritários com as comunidades produtoras, por meio de ações de extensão e pesquisa que visam ao levantamento de áreas potenciais para a aquicultura. O Instituto também desenvolve ações visam à implementação e adequação técnica de estruturas de cultivo de forma a potencializar a capacidade de produção, apoia a regularização ambiental das atividades aquícolas por meio da elaboração do Parecer de Viabilidade Técnica e Ambiental e promove a capacitação das famílias produtoras para uma produção mais tecnificada e para a gestão de empreendimentos aquícolas e pesqueiros.

Em 2017 o Incaper realizou, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e o Sebrae, ações no ES sobre os diversos setores da aquicultura, dentre eles: os Workshops Tilápia Sul, em Castelo e Tilápia Norte, em Linhares; Ranicultura, na Serra; Carcinicultura, em Colatina; o Seminário de Maricultura, em Piúma e o Curso sobre Doenças de Tilápias, em Colatina. Na oportunidade foram capacitados 600 produtores rurais, estudantes e técnicos. Com isso percebeu-se o grande interesse do público pelos sistemas de cultivo sustentáveis, como recirculação e bioflocos.

A equipe de aquicultura e pesca do Instituto atendeu 1.303 produtores rurais em 2018 por meio de visitas técnicas, atendimentos, reuniões, elaboração de projetos, excursões, entre outras ações na área de aquicultura e também 599 pescadores.

Em 2019 teve início o Projeto Operacional Aquicultura e Pesca no ES, com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura e pesca com sustentabilidade, por meio de capacitações continuadas, visando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais e pescadores. O projeto possibilita a capacitação de técnicos e produtores e possibilita o atendimento regionalizado, levando informações sobre tecnologias de cultivo e de manejo a vários municípios do Estado. Foram realizados em outubro de 2019 dois Dias Especiais em Aquicultura, sendo um em Domingos Martins na Unidade de Beneficiamento da Coopram, no Sítio Imperador, e outro em Colatina, no Ifes Itapina, sobre Aquaponia, com Dr. Paulo Carneiro, da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Mais de 200 produtores participaram desses eventos e tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre produção de peixes, licenciamento ambiental, beneficiamento de tilápias e aquaponia.

Além disso, o Incaper elabora e acompanha projetos de crédito aquícola e pesqueiro e apoia a comercialização do produto final e a organização de produtores.

Aquicultura

Pesca

Tecnologias

Tópicos:
Aquicultura, Pesca
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper