Aquicultura e Pesca

Com o objetivo de potencializar a aquicultura e a pesca no Espírito Santo, o Incaper desenvolve trabalhos prioritários com as comunidades produtoras, por meio de ações de extensão e pesquisa que visam ao levantamento de áreas potenciais para a criação de peixes. O Instituto também busca a adequação técnica de estruturas de cultivo de forma a potencializar a capacidade de produção e promove o apoio na regularização ambiental das atividades aquícolas por meio da elaboração do Parecer de Viabilidade Técnica e Ambiental (PVTA).

Além disso, o Incaper elabora e acompanha projetos de crédito aquícola e pesqueiro, promove a capacitação técnica das famílias produtoras para uma produção mais tecnificada e para a manipulação do pescado e gestão de empreendimentos aquícolas e pesqueiros. Também apoia a comercialização do produto final e a organização de produtores, visando sempre à prática de uma aquicultura e pesca sustentáveis, que promovam geração e diversificação da renda familiar das comunidades.

O Espírito Santo apresenta enorme potencial para a atividade, já que possui boa disponibilidade hídrica e clima favorável. O Incaper estimula a aquicultura e a pesca sustentáveis, a fim de gerar novos empregos, renda e alimentos de alto valor nutricional e biológico, fontes de proteína animal e com papel relevante na segurança alimentar. De acordo com os dados da Produção da Pecuária Municipal (IBGE, 2013),o Espírito Santo possui produção anual de 6.489.682 kg de peixes em 48 municípios e 42.390 milheiros de alevinos em 13 municípios. (Fontes: Pedeag/IBGE)

Aquicultura

Pesca

Tecnologias

Tópicos:
Aquicultura, Pesca

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard