Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Biossólido
O  uso de fertilizantes como fonte de nutrientes nos cultivos agrícolas  é uma realidade  em função da exigências das culturas para obtenção de alta produtividade e qualidade. A utilização de resíduos orgânicos em sistemas produtivos é considerada uma fonte alternativa de matéria orgânica e nutrientes para o crescimento e desenvolvimento das culturas, entretanto, sua aplicação exige conhecimento científico da interação entre os fatores físicos, químicos e biológicos do solo e dos aspectos fitotécnicos das culturas. Dessa maneira, a caracterização dos critérios para recomendação e aplicação  de  resíduos em função das exigências das culturas e da capacidade de suporte do solo, com a  minimização do impacto ambiental, torna-se de fundamental importância. Saiba mais

Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Para promover a sustentabilidade no meio rural e as boas práticas agrícolas no Espírito Santo, o Incaper apoia e desenvolve programas de preservação da mata nativa e recursos hídricos. Contribui na implementação do Programa Reflorestar e mantém, na Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde, no município de Viana, o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), com o propósito de divulgar técnicas de conservação do solo, recuperação de nascentes e sistemas de produção sustentáveis.


Programa Reflorestar
O objetivo do Programa Reflorestar  é manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal do Estado visando garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais. O programa apresenta uma estratégia de conservação e, ao mesmo tempo, de aumento de renda para os produtores rurais utilizando o mecanismo de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e incentivos financeiros para aquisição de insumos a produtores rurais de base familiar. Para saber mais informações sobre a operacionalização desse programa, procure o escritório local do Incaper no seu município.


Sistemas Agroflorestais (SAFs)
Uma maneira de ampliar a cobertura florestal no Espírito Santo é por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Trata-se de uma forma combinada de plantio de várias espécies em um mesmo espaço, proporcionando preservação ambiental e geração de renda para o agricultor. O Incaper incentiva e recomenda essa prática.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper