Assistência Técnica e Extensão Rural

O Incaper atua no âmbito da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com o objetivo de melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e dos mecanismos de acesso às políticas voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar.

A atuação do Instituto contempla um leque de atividades produtivas e de processos de organização social e econômica que proporcionam o desenvolvimento rural, alinhados com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). 

Para os serviços de ATER, o Incaper conta com uma equipe de profissionais qualificados nas suas diversas unidades, localizadas em todos os municípios do Espírito Santo.

 

Atestados e Laudos

O atestado é o documento que contém declaração, escrita e assinada por profissional habilitado, sobre a veracidade de um fato ou de uma situação, para servir de comprovação perante terceiros. Em geral, esse documento é emitido para renegociação de financiamentos dos agricultores junto aos agentes financeiros.

O laudo é uma peça na qual o profissional habilitado relata o que observou e dá suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos. A emissão desse documento é feita, por exemplo, para relatar a adequação ou de barragens já construídas às normas técnicas.

Para a emissão de atestados e laudos, procure o escritório local do Incaper no seu município.

 

Crédito Rural

O crédito rural orientado é instrumento fundamental para que o agricultor tenha possibilidade de empreender nas atividades tradicionais por ele conduzidas ou mesmo em novas oportunidades. Devido à importância do crédito rural, esse é um dos principais serviços oferecidos pelas unidades do Incaper.

As orientações sobre a modalidade de crédito mais adequada ao perfil do agricultor podem ser consultadas com os extensionistas do Instituto nos diversos municípios.

 

Documentos

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper