Pecuária de leite

A pecuária leiteira é uma atividade de grande importância para a economia do Espírito Santo, visto que está presente em todos os municípios capixabas, com uma produção anual de 485 milhões de litros de leite, distribuída em 14.500 propriedades, na sua maioria de base familiar. É fonte de renda mensal para os produtores rurais e possibilita a permanência das famílias no meio rural, além de gerar milhares de postos de trabalho, desde o campo até o processamento e a distribuição do leite e de seus derivados, para o mercado consumidor. O leite e seus derivados são alimentos fundamentais para garantir a segurança alimentar da população.

Outro setor importante no Estado é o de animais geneticamente superiores com aptidão leiteira, os quais movimentam o mercado pecuário nas propriedades, em feiras, em leilões e em exposições agropecuárias.

Diante disso, o Incaper preocupa-se em orientar os pecuaristas capixabas em todo o processo produtivo, destacando-se as ações no manejo nutricional, sanitário, produtivo e reprodutivo dos rebanhos, além dos cuidados com as ordenhas e com o processamento do leite e de seus derivados.

Ao longo do tempo, o Instituto disponibilizou um conjunto de tecnologias que incrementam a produção, melhoram a qualidade do leite produzido e o padrão de vida dos produtores rurais envolvidos na pecuária bovina, especialmente os de base familiar, os quais são os responsáveis pela maioria da mão-de-obra diretamente ligada à produção de leite capixaba.

As ações desenvolvidas pelo Instituto nessa área são focadas na intensificação da produção com a adoção do manejo rotacionado das pastagens, no uso de adubação e da irrigação de forma racional, na recuperação de áreas degradadas com plantio direto de pastagens, na confecção de silos de diversas culturas, na utilização de cana-de-açúcar com ureia para suplementação na época seca, na adoção da inseminação artificial, e na conservação dos mananciais hídricos e das áreas de preservação ambiental. Também são realizados dias de campo, encontros, feiras, palestras, seminários, além das unidades de observação e demonstrativas, que facilitam a troca de saberes entre os técnicos e os produtores rurais das diversas comunidades atendidas no estado. São disponibilizados cursos sobre inseminação artificial de bovinos, vaqueiro, casqueamento de bovinos, qualidade do leite, manejo de pastagem, alimentação animal, manejo de rebanho, primeiros socorros e administração de propriedades.

Cursos

Tecnologias

Tópicos:
Pecuária

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard