Socioeconomia

A pesquisa socioeconômica, feita a partir do acompanhamento, sistematização e divulgação das informações que envolvem o contexto dos setores produtivos, é de fundamental importância para a promoção do desenvolvimento rural. Tal conhecimento irá que subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos e agricultores, além de permitir avaliar resultados de políticas públicas implementadas, bem como de tecnologias e ações desenvolvidas pelo Incaper. Além disso, a divulgação dessas informações se destaca como mais um importante serviço prestado à sociedade pelo Incaper.

Áreas de atuação

Conjuntura agropecuária
Publicações e estudos que apresentam a evolução dos indicadores da agropecuária capixaba; produção e produtividade da agropecuária; custos de produção e gestão da propriedade; acompanhamento do mercado agropecuário, levantamento de preços

Socioeconomia rural
Estudos que envolvem a relação do produtor rural e suas atividades; avaliação dos impactos socioeconômicos das tecnologias desenvolvidas e recomendadas pelo Instituto; inclusão social e produtiva; inclusão da agricultura familiar nas cadeias produtivas e mercado; renda familiar agrícola; êxodo rural; mercado de trabalho rural e pobreza rural.

Desenvolvimento rural
Avaliação da distribuição espacial da produção agrícola e de programas e políticas públicas para o desenvolvimento regional rural; Avaliação de programas de crédito rural e dos programas de aquisição de alimentos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper