Economia Rural e Socioeconomia

A pesquisa em Economia rural e  socioeconômica, feita a partir do acompanhamento, sistematização e divulgação das informações que envolvem o contexto dos setores produtivos, é de fundamental importância para a promoção do desenvolvimento rural. Tal conhecimento contribui para subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos e agricultores, além de permitir avaliar resultados de políticas públicas implementadas, bem como de tecnologias e ações desenvolvidas pelo Incaper. Além disso, a divulgação dessas informações se destaca como mais um importante serviço prestado à sociedade pelo Incaper. 

As principais linhas de atuação da área de Economia rural e socioeconomia rural são:

 1) Conjuntura Econômica da agropecuária: Evolução dos indicadores da agropecuária capixaba; Impacto econômico das novas tecnologias na economia rural; produtividade na agropecuária; custos de produção e gestão da propriedade; estudos de mercado, levantamento de preços, e conjuntura da produção agropecuária.

2) Socioeconomia rural: Estudos que envolvem a relação do produtor rural e suas atividades; impactos sociais das novas tecnologias; impactos econômicos da adoção de tecnologias, Inclusão social e produtiva; inclusão da agricultura familiar nas cadeias produtivas e mercado; renda familiar agrícola; êxodo rural; mercado de trabalho rural; e pobreza rural.

3) Desenvolvimento rural: Impactos das novas tecnologias desenvolvidas no desenvolvimento rural. Avaliação da distribuição espacial da produção agrícola; programas e políticas públicas para o desenvolvimento regional rural; crédito rural; e Impactos socioeconômicos dos programas de aquisição de alimentos e outros programas e políticas públicas que envolvem o meio rural.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper