Organização Social

O Incaper tem feito um esforço para ampliar e qualificar a cada dia a sua atuação de Ater junto às organizações sociais rurais capixabas, entendendo que essa atuação é uma estratégia fundamental no processo de desenvolvimento rural sustentável e solidário. Essas organizações que possuem articulação com o Incaper muitas vezes se tornam os principais parceiros das ações de Ater dos Escritórios Locais na execução do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

A partir do trabalho com as organizações, o Incaper tem conseguido desenvolver uma Ater mais ampla, focada na extensão rural, onde o acesso às políticas públicas por parte dos agricultores é potencializada e qualificada, uma vez que a atuação e o protagonismo das organizações nos processos decisórios de gestão social das políticas públicas (planejamento, implementação e controle) possibilitam essa qualificação. Permite ainda trabalhar o protagonismo e a autonomia dos grupos na intervenção de sua realidade local com base nos reais interesses da coletividade, gerando comprometimento também dos agricultores e lideranças no processo de desenvolvimento apoiado pela Ater.

O Incaper tem atuado no apoio à criação de organizações sociais rurais, na dinamização e legalização das organizações já existentes, na elaboração de diagnósticos e planejamentos de ações baseados em métodos participativos, na elaboração de projetos para acessos a melhoria de infraestruturas de apoio nas cadeias produtivas e no acesso a mercados institucionais, como PAA e PNAE, e também de infraestrutura social, dentre outras ações. 

O Instituto tem procurado ampliar sua atuação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto às diversas organizações sociais capixabas espalhadas por seus diversos municípios.  Já foram assistidas pelo Instituto 1.162 organizações sociais, sendo mais de 54% delas compostas por associações de agricultores, produtores, moradores, comunitárias; 16,5% de grupos informais, com atuação também com 63 cooperativas, 85 sindicatos e 12 colônias de pescadores; além de atuação/participação em 130 conselhos municipais e estaduais, 30 comitês e 17 colegiados.

Além do número de organizações assistidas, é importante destacar que a atuação com as organizações sociais tem proporcionado resultados concretos que promovem o desenvolvimento rural, com inclusão socioeconômica dos agricultores familiares, possibilitado o acesso de diversas políticas públicas com um atendimento mais adequado à realidade e a conjuntura socioeconômica rural atual.

Tópicos:
Organização, Social
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper