Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as pessoas buscam novas formas de se manter informadas. Com os trabalhadores do campo, essa situação não é diferente. O canal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Youtube registrou um aumento exponencial de procura.
Tanto o número de inscritos quanto o de visualizações tiveram um grande aumento. O número de novos inscritos do canal oscilava entre 100 e 250 novos inscritos mensais. Em março, foram 378 novos inscritos e, em abril, 508. O número de visualizações mensais oscilava entre 8.000 e 18.000. Em março, os vídeos do Incaper foram visualizados 26.084 vezes e, em abril, 42.048.
A gerente de Transferência de Tecnologia do Incaper (GTTC) – setor responsável pela produção dos vídeos –, Vanessa Borges, valoriza a qualidade do trabalho oferecido. “Nosso canal sempre teve um bom número de acessos, mas nos últimos dois meses a procura aumentou bastante. As pessoas estão tendo mais tempo de procurar conteúdo de qualidade e, com a ajuda dos nossos técnicos e pesquisadores, estamos produzindo bastante conteúdo com temas bem relevantes para o produtor rural”.
“Para a gerente, essa demanda tende a continuar crescendo, mesmo após a volta à normalidade. “O produtor rural está descobrindo novas formas de obter informação e isso deve se tornar um hábito”, disse Vanessa Borges.
O produtor de vídeos da GTTC, Caio Fabricius, acredita que o período de distanciamento social está fazendo o produtor rural procurar se qualificar de novas formas, pois, segundo ele, é um momento que exige reinvenção.“E é muito bom saber que o conteúdo audiovisual que produzimos no Incaper se torna valioso nessa procura. Percebi que o número de comentários nos vídeos também aumentou, o que mostra que os produtores também se sentem mais confiantes nessa interação pelos meios digitais. São comentários com elogios, perguntas, e alguns trazendo experiências pessoais. Eles acabam sendo lidos por outras pessoas que acessam o vídeo e tornam a experiência ainda mais rica”, comentou.
Ainda segundo Caio Fabricius, o canal conta com 6.620 inscritos, que acompanham com boa frequência o material que é postado.“Vejo que há uma tendência de se aprender pela internet em todas as áreas, e acho que na agricultura isso vai continuar se intensificando mesmo após esse período de quarentena”, afirmou.
Texto: Hércules Nascimento
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves/ Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es