A bananicultura é uma das atividades componentes do agronegócio em fruticultura e tem grande importância social e econômica para o Espírito Santo. Por este motivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o apoio da Prefeitura municipal de Água Doce do Norte, realizou uma palestra sobre a cultura da banana. O evento contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre produtores, técnicos e lideranças.
Os temas da palestra foram implantação da cultura, plano de manejo, calagem e adubação, nutrição de plantas, controle fitossanitário, manejo da irrigação, variedades, colheita e comercialização, ministrada pel
Para isso, o engenheiro florestal e extensionista do Incaper (Colatina), César Santos Carvalho ministrou uma palestra com mais detalhes a respeito da bananicultura no Estado. Implantação da cultura, plano de manejo, calagem e adubação, nutrição de plantas, controle fitossanitário, manejo da irrigação, variedades, colheita e comercialização foram os assuntos abordados em questão.
“A cultura é uma alternativa para diversificação da produção e para o fortalecimento da agricultura familiar. O que mais despertou o interesse dos produtores pela cultura foi o alto preço da fruta no mercado, principalmente a banana da terra, sendo a variedade Maranhão a mais plantada neste ano”, afirmou o extensionista Carlos Marcos dos Santos.
Na ocasião, os produtores também tiverem o apoio da Secretaria de Agricultura Municipal, que intermediou a compra das mudas, a partir da formação de grupos de produtores interessados e transporte das mudas até as propriedades.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper