O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Prefeitura Municipal de Viana, organizaram o curso derivados de Cacau para ensinar o aproveitamento integral do fruto do cacau. A atividade aconteceu no Centro de Qualificação Profissional do município.
Com a participação de 18 pessoas, o curso contou com uma parte teórica sobre o histórico do uso do cacau como fonte de renda e práticas de higiene durante a transformação da matéria prima em produtos elaborados, colheita, lavagem e quebra do cacau.
Os alunos colocaram a mão na massa e fizeram 16 receitas dos derivados do produto, como geleia, creme, cocada, licor e o chocolate artesanal, que necessitou de 36 horas na máquina para ser feito.
O técnico agrícola da Comissão Executiva do Plano da Lavoura (CEPLAC), Álvaro Cândido da Silva, que ministrou o curso, destacou a importância da capacitação para os alunos. “O curso foi para mostrar e promover a utilização dos derivados do cacau, com isso melhorar a renda não só do produtor, mais de todos que trabalham com agricultura, de forma alternativa e econômica”, disse o técnico.
Segundo a extensionista do Incaper de Viana, Carolina Fernandes, o curso foi um sucesso. “As participantes tinham uma expectativa grande, elas aprenderam muito com as novas receitas, além de como vender e produzir o cacau. Inclusive elas saíram com vontade de criar uma associação em conjunto para fazer doce”, declarou.
No final cada participante ganhou uma apostila com as receitas e um kit com tudo que foi produzido no curso.
Texto: Cássio Simão
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper