Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cafeicultura sustentável, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Syngenta, realizou um Dia de Campo sobre café conilon na propriedade do agricultor Braz Marré, no Córrego do Tamanduá, em Vila Pavão.
No evento foram abordados os seguintes temas: tecnologias para reservação de água e manejo da irrigação, apresentadas pelo extensionista do Incaper João Luiz Perini; segurança no trabalho e uso correto de agrotóxicos, com instrução da engenheira agrônoma da Syngenta Dominique Machado, e manejo de pragas e doenças, abordado pelo representante técnico de vendas da Syngenta Marcelo Ribeiro.
A propriedade na qual foi realizado o evento apresenta uma área de 24 hectares, em que 4,70 hectares são voltados para a cultura do café conilon em um consórcio entre coco e café. O restante da plantação está dividido entre pimenta-do-reino, pastagem e áreas de Área de Proteção Permanente (APP). No local, o produtor rural Braz Marré utiliza várias tecnologias desenvolvidas pelo Incaper, como as variedades de café conilon; poda programada de ciclo; métodos de conservação de solo e água; caixas secas, entre outras.
“Atualmente a propriedade vem passando por uma "transição" entre a utilização de defensivos químicos industrializados para um manejo integrado de pragas e doenças com a utilização de óleo de andiroba, óleo de neem, caldas naturais e biofertilizantes. Neste ano de 2017, segundo nossos cálculos, a produtividade está em torno de 130 sacas/hectare”, explica o extensionista Rogério Duraes de Oliveira.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper