05/11/2025 09h43

Incaper apresenta avanços da cafeicultura capixaba no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) marcou presença no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em Poços de Caldas (MG). O evento, um dos mais importantes da cafeicultura nacional, reuniu pesquisadores, técnicos e produtores de todo o País para compartilhar avanços científicos e tecnológicos voltados ao setor.

Nesta edição, o Congresso registrou um recorde de 460 trabalhos científicos, abrangendo as mais diversas áreas da cafeicultura. Desses, 145 foram selecionados para apresentações orais, incluindo oito trabalhos do Incaper, que apresentou 25 estudos no total, reforçando a relevância da pesquisa capixaba na cafeicultura.

Entre os temas abordados pelos pesquisadores do Instituto estão melhoramento genético, qualidade do café, manejo de pragas e doenças, produção de mudas e sustentabilidade.

Na área de Estudos Sócio-Econômicos, Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Certificação, Café Orgânico e Comercialização, o destaque foi o trabalho “Caracterização da sustentabilidade da cafeicultura no Espírito Santo”.

Na linha de Sementes, Mudas, Plantio, Espaçamento e Condução, foram apresentados os estudos “Qualidade de mudas clonais de café conilon sob diferentes composições de substrato comercial e substrato de terra” e “PPCA – diferentes densidades de hastes na produção de café arábica na região de Dores do Rio Preto”.

Na área de Colheita, Preparo, Qualidade do Café, Consumo e Saúde, o Incaper apresentou o trabalho “Qualidade sensorial de bebida de cultivares de Coffea arabica em diferentes ambientes na região das montanhas do Espírito Santo”.

Em Melhoramento Genético, foram apresentados três estudos de longo prazo, com destaque para a produtividade e desempenho de cultivares e progênies de café arábica em distintas condições edafoclimáticas do Espírito Santo. 

Já no segmento Outras Pragas e Nematoides, o trabalho “Efeito de diferentes produtos no controle do nematoide Meloidogyne exígua em condições controladas” reforçou a importância das pesquisas voltadas ao manejo integrado de pragas.

Além da apresentação de trabalhos, servidores do Incaper participaram da programação técnica do evento. O pesquisador Inorbert Melo foi palestrante no Seminário “Problemática de nematoides em cafeeiros”, e o extensionista César Abel Krohling atuou como coordenador do Seminário “Práticas de manejo da cafeicultura de montanha”.

“A participação marcante do Incaper no Congresso reafirma o protagonismo da instituição na geração e difusão de conhecimento científico voltado à sustentabilidade, produtividade e qualidade da cafeicultura capixaba, um setor estratégico para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil”, salienta o coordenador técnico de cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper