Com o intuito de acompanhar as mudanças da forma e de modelos de comunicação governamentais e, consequentemente, atender às necessidades da sociedade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), lançará em breve um novo material: o Guia de Linguagem Simples. A publicação será apresentada em um evento, no dia 26 de março, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e a programação também incluirá a realização da oficina “Linguagem Simples: Comunicação Pública e Institucional com Clareza”, no LabSebrae (Sebrae-ES).
No período da manhã, a partir das 08h30, haverá o lançamento oficial. Na programação, a apresentação do tema com Marcos Costa, coordenador editorial, revisor textual do Incaper e idealizador do guia. O servidor ainda será mediador da mesa-redonda formada pelas coautoras Julia Fonseca, Patricia Matuchewski, e as convidadas Nara Caliman e Elseana de Paula.
No período da tarde, a partir das 13h30, haverá a oficina de capacitação no tema, conduzida por Marcos Costa, com a colaboração de Luiza Pagotto, coautora do guia. A atividade será realizada em outro local, no espaço LabSebrae-ES, na Enseada do Suá, em Vitória.
Desde 2022, a Coordenação Editorial, em conjunto com a Gerência de Transferência, Tecnologia e Conhecimento (GTTC), desenvolve o projeto “Avaliação da produção editorial do Incaper sob a perspectiva do seu público-alvo”, conduzido com recursos do Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
O público-alvo é formado por pesquisadores, técnicos e interessados no setor agropecuário do Espírito Santo, além de servidores de outros órgãos responsáveis pela comunicação com a sociedade.
A equipe responsável pela elaboração do guia identificou a necessidade de disponibilizar materiais de apoio para autores das publicações do Incaper e para os servidores da instituição. Assim, uma das metas do projeto prevê o lançamento do “Guia de Linguagem Simples do Incaper” e a realização de oficinas de capacitação sobre o tema.
“Como instituição de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, o Incaper interage com o público por meio de atendimentos diretos, tanto individuais quanto coletivos, além de disponibilizar publicações técnico-científicas, entre outros produtos editoriais. Portanto, a comunicação entre o Instituto e seu público-alvo precisa ser clara e objetiva, para que as informações possam ser compreendidas facilmente”, destaca o idealizador Marcos Costa.
O coordenador editorial Marcos Costa e colegas durante a Maratona de Linguagem Simples, em Brasília-DF.
Linguagem Simples
A Linguagem Simples se destaca como uma abordagem fundamental nos tempos atuais. Essa prática visa produzir textos que sejam suficientemente claros para que o leitor encontre rapidamente a informação, entenda o seu conteúdo e a utilize de forma eficaz.
“Elaboramos e propomos a realização de oficinas para capacitar os participantes no uso dessa técnica de redação e de design da informação, ajudando-os a criar textos claros, acessíveis e que atendam às necessidades do público a que se destinam”, resume Marcos Costa.
De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI) - nº12.527, publicada em 18 de novembro de 2011, está previsto, no artigo 5º, “É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão”.
No âmbito federal, tramita o Projeto de Lei (PL) nº 6.256/2019, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples e, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), tramita o PL nº 174/2024, para o mesmo efeito, a ser aplicado no Estado.
São parceiros institucionais do Incaper no projeto: Seag/Fapes; apoio no lançamento e realização da oficina: Crea/ES, Sebrae-ES.
Serviço:
Lançamento da publicação Guia de Linguagem Simples do Incaper
Data: 26/03 (quarta-feira).
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório do Crea-ES, rua Izidro Benezath, 48 - Enseada do Suá, Vitória-ES
Oficina Linguagem Simples: Comunicação Pública e Institucional com Clareza
Horário: 13h30 às 17h
Local: Sebrae-ES (LabSebrae), rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições: em breve serão divulgadas.
Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br