Pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizaram a entrega de mudas de maracujá-doce, durante o evento Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante. A ação é uma continuidade da avaliação e difusão de novas variedades de maracujá para o Espírito Santo, no projeto Inovação dos Arranjos Produtivos Frutícolas no Estado do Espírito Santo (Inovafruti).
Os pesquisadores Marlon Dutra, José Salazar Junior, Sara Dousseau e Luiz Carlos Santos Caetano são os membros da equipe. E os servidores que atuam nos municípios das regiões serrana e sul do Estado realizaram cerca de 35 atendimentos com instruções e a entrega das mudas. A variedade BRS Mel do Cerrado (BRS MC/Embrapa) foi escolhida devido ao desenvolvimento e bons resultados apresentados na região.
A distribuição de mudas já é reflexo de resultados satisfatórios e obtidos com a variedade nos experimentos montados na região serrana, dentro do programa Inovafruti. A coordenação dos projetos de maracujá é realizada pela coordenadora do Escritório Local do Incaper em Jaguaré, Ariele Altoé.
“Ela [variedade] surge como uma boa opção para fruticultores, principalmente dotados de mais conhecimento técnico e para o cultivo em estufa. É possível obter frutos de alta qualidade, física e química, com alto valor no mercado. É também indicada para pequenos produtores e para a agricultura familiar praticada em sítios, chácaras e até mesmo no ambiente urbano”, ressalta o pesquisador e coordenador de produção vegetal do Incaper, Marlon Dutra.
Lançada pelo Incaper, a coleção “Fruticultura Capixaba” tem, entre as publicações, o livro "Cadeia Produtiva do Maracujá no Espírito Santo". O material está disponível gratuitamente no site da Biblioteca Rui Tendinha e pode ser baixado aqui.
Maracujá no Espírito Santo
Em 2023, segundo dados do Painel Agro, disponíveis no site do Incaper, a área colhida de maracujá no Espírito Santo corresponde a 565 hectares, com uma produção de 12.597 toneladas. O município de Sooretama se destacou como o maior produtor, chegando a 100 toneladas.
A região produtora se concentra em dois polos distintos, um na região norte, abrangendo os municípios de Jaguaré, Sooretama, Linhares, São Mateus, Pinheiros, Rio Bananal e Aracruz. E o segundo, com potencial para ampliação da área plantada, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, Jerônimo Monteiro, Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí e São José do Calçado.
Inovafruti
O Inovafruti é uma iniciativa da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), em parceria com o Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Incaper.
Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br