07/05/2024 16h16 - Atualizado em 09/05/2024 09h53

Rede Inova Café apresenta resultados do projeto em série de vídeos

Boas práticas, manejo adequado, difusão de novas tecnologias, entre outros temas compõem os conteúdos.

A Rede Inova Café é um projeto que tem como objetivo promover a qualidade e produtividade dos cafés capixabas de maneira progressiva e duradoura, além do aprimoramento do controle da qualidade do fruto. Como forma de divulgar os resultados obtidos, o projeto produziu uma série de vídeos, que abordam temas estabelecidos desde a concepção da Rede, apresentados pelos pesquisadores.

Criada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Rede Inova Café é coordenada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e composta pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade de Vila Velha (UVV) e pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Atualmente, a Rede é formada por nove projetos de pesquisa que somam 53 pesquisadores envolvidos. 

Os vídeos estão sendo publicados no canal do Incaper no YouTube. O primeiro vídeo traz, em resumo, a apresentação do balanço das atividades. “Resultados dos Projetos da Rede Inova Café” pode ser conferido neste link.

Já o segundo vídeo aborda as “Épocas de Aplicação de Herbicidas no Controle de Plantas Daninhas em Cafeeiros”, com o pesquisador Carlos Abraão Verdin Filho apresentando o tema. Veja aqui.

Ao todo, a série vai contar com oito vídeos, que serão publicados toda terça-feira, no canal do Incaper no YouTube)

Rede Inova Café:

É constituída por três eixos interconectados: Boas práticas e manejo; Absorção, efeitos e degradação; e Transferência de tecnologia. Os estudos realizados pela Rede Inova Café desenvolvem metodologias para o maior controle de plantas daninhas no cafeeiro, além de entender o metabolismo que ocorre nas plantas. As pesquisas são desenvolvidas com o propósito de difundir o conhecimento científico e a capacitação de técnicas de manejo em campo entre cafeicultores e seus grupos associativos. O financiamento das pesquisas, no total de R$2,6 milhões, é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e com o patrocínio da Nescafé.

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper