Nesta semana uma comitiva formada por técnicos e lideranças rurais do Chile chegou ao Espírito Santo para conhecer as experiências de produção orgânica e agroecológica capixaba. Na tarde desta segunda-feira (28), eles foram recebidos na sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A comitiva é formada por produtores rurais e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura do Chile. Na reunião, representantes do Instituto e também do Indap apresentaram as instituições e as potencialidades agrícolas de cada região.
“Nosso objetivo é observar as experiências capixabas de fomento à comercialização, organização social e atividades produtivas especialmente as orgânicas e agroecológicas. Há muitos anos tentamos proteger e fortalecer a agricultura familiar, com a formação de líderes rurais afim de fomentar a atribuição de políticas públicas para o campo”, salientou o executivo integral do Indap do Ministério da Agricultura do Chile, Rodrigo Ocampo Pino.
Para Margarita Briones Vilches, produtora rural e presidente do Conselho Assessor Regional Rural (CAR) de Valparaíso, o objetivo é levar para o Chile ideias inovadoras para o campo. “Nós viemos conhecer a instituição e as suas aplicações práticas. No Chile não podemos ter o cultivo de algumas cadeias alimentares que vocês têm aqui. Mas é para saber sobre a forma de fazer que estamos aqui. Para podermos adaptar às nossas realidade e culturas”, disse.
Para o presidente do Incaper, Marcelo Coelho, essa visita é fundamental para a troca de experiências e para futuros planos. “Receber vocês para a realização de um intercâmbio de informações, é gratificante. Podemos ter um grande ganho de conhecimento e trocar experiências exitosas. O Espírito Santo possui uma diversidade de clima muito grande, diversidade de produção, e é cada vez mais referência na produção de alimentos saudáveis”.
Segundo Mauro Rossoni Junior, diretor técnico do Incaper, a vinda dos chilenos fortalece o conhecimento da agricultura familiar e seus canais de comercialização no Estado. “É um intercâmbio importante porque em termos de agricultura, o Chile é um país latino americano com características de europeu. É um momento de troca de experiências”, disse.
Em nome de todos os chilenos presentes, Rodrigo Pino lembrou que a expectativa é, futuramente, formar um banco de projetos e pactuar um termo de cooperação técnica entre o Governo do Espírito Santo e o do Chile. “Esse intercâmbio seria essencial no que tange a transferência de tecnologias, troca de experiências organizacionais e capacitações entre os técnicos e agricultores para estruturar ainda mais o comércio rural”.
Pela manhã, os chilenos visitaram as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) para conhecer um dos canais de comercialização dos produtos da agricultura familiar e ao final do dia foram conhecer uma feira orgânica localizada em Vitória.
Ao longo da semana eles irão participar de excursões técnicas por alguns municípios do Estado, acompanhados pela veterinária do Incaper Viviane Starling Schuans, além dos técnicos dos escritórios do Incaper (ELDRs) e agricultores familiares locais.
Durante a programação, os chilenos irão visitar a Fazenda Experimental do Incaper Reginaldo Conde, localizada no município de Viana, pousadas, agroindústrias, associações de produtores, bem como acompanhar experiências de sucesso no agroturismo capixaba, saber mais sobre a plantação de café orgânico, produção e processamento; de morango orgânico; além de técnicas de manejo fitossanitário.
Visitas internacionais
Nos últimos anos, o Incaper recebeu visitas técnicas de países como Malásia e Estados Unidos.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper