O projeto Bovinocultura Sustentável tem por objetivo realizar ações voltadas para a pecuária bovina, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vem trabalhando para fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina capixaba com sustentabilidade, buscando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais.
No primeiro semestre de 2019, mais de 1700 pessoas foram capacitadas sem repetição pelo projeto e foram ministrados sete cursos de inseminação artificial em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nas Fazendas Experimentais de Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, e de Linhares. Até este mês foram realizados dias de campo, dias especiais e encontros demonstrando resultados obtidos pelo Incaper, em Castelo, Pancas, Vila Pavão, Linhares, Divino de São Lourenço, Jerônimo Monteiro e Mucurici.
“No início de 2017 recebíamos uma chuva de demandas sobre assuntos básicos e diversos como manejo de rebanho, produção de alimentos, alimentação, etc. As demandas do público que recebemos hoje são por temas mais complexos e detalhados. Isso sinaliza que estamos no caminho certo ao capacitar o público que atendemos”, ressaltou Bernardo Lima Bento de Mello, extensionista do Incaper responsável pelas ações.
Segundo o extensionista houve grande evolução técnica e econômica das 131 propriedades de referência atendidas mensalmente pelo projeto, grande parte delas não tem mais os problemas básicos de manejo e alimentação vistos no início, e passaram a dar lucro para os produtores.
“Estas propriedades têm sido utilizadas para capacitar muitos outros produtores, em excursões e dias especiais. Hoje o público tem a opção de participar de cursos de pecuária bovina em duas fazendas do Incaper, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, e Linhares, na região norte. Nestas unidades é possível se capacitar em inseminação artificial, alimentação do rebanho e manejo, dentre várias outras opções. Nas duas unidades estão abertas ao público as vitrines de forrageiras, com as plantas que indicamos e trabalhamos no Estado”, disse Mello.
Para o diretor técnico do Incaper, Nilson Araújo Barbosa, o trabalho tem garantindo impacto econômico na vida do homem do campo. “Com o projeto está sendo possível disponibilizar ao maior número de agricultores familiares as tecnologias para as atividades de pecuária fazendo com que eles alcancem maiores patamares de produtividade e, consequentemente, melhorem a renda e a qualidade de vida no meio rural”, afirmou.
Vitrine de forrageiras em Linhares
A Vitrine de Forrageiras de Linhares foi implantada mediante uma parceria entre o Incaper e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo o coordenador da Fazenda Experimental de Linhares, Tarcísio Feleti de Castro, a vitrine apresenta forrageiras por ordem de evolução e de acordo com a indicação de manejo. “Ela é uma unidade de capacitação e transferência de tecnologias para os produtores rurais. Com a implantação, produtores e técnicos do norte do Estado terão a oportunidade de conhecer de perto novas forrageiras, seu manejo, indicações de acordo com a realidade de cada propriedade", destacou.
Feiras de touros
No primeiro semestre de 2019 foram realizadas três feiras de touros, que aconteceram nos municípios de Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Nova Venécia. As feiras fazem parte do programa Pró-Genética que acontece em todo Brasil. No Espírito Santo existe um convênio entre Incaper, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que realizam essas feiras com o apoio de outros parceiros locais.
Bernardo Lima Bento de Mello fala sobre a importância de possibilitar que pequenos e médios produtores tenham acesso a touros melhoradores. “O bom desempenho que temos observado dos bezerros(as), filhos dos touros adquiridos nas feiras que realizamos, tem mostrado a muitos produtores a importância de melhorar o rebanho. Touro de qualidade se paga rápido e quem adquire touro melhorador, não quer mais saber de usar reprodutor sem procedência”.
TecLeite ES 2019
Cachoeiro de Itapemirim receberá no dia 03 de outubro a segunda edição do dia de campo TecLeite ES, realizado pela Embrapa Gado de Leite, Prefeitura do município, Incaper e demais parceiros. Na primeira edição do TecLeite ES realizada em 2018, mais de 500 pessoas participaram da ação na fazenda do Incaper.
“Em 2019 vamos ao campo demonstrar na prática tecnologias e soluções de manejo desenvolvidas e/ou recomendadas pela Embrapa e difundidas pelo Incaper, em uma propriedade produtora de leite, abordando a ótica da adoção das tecnologias pelo produtor”, pontou o extensionista do Incaper Abner Luiz Castelão Campos da Fonseca.
Produção de silagem no sistema de integração-Lavoura-Pecuária (iLP), dinâmica de colheita mecânica do BRS Capiaçu e sua utilização, além de Compost Barn, dentre outros assuntos serão abordados, acrescentou Fonseca.
Em 2019, projeto Bovinocultura Sustentável passou a fazer parte dos projetos prioritários do Governo do Estado, por meio da Seag e é parte integrante da carteira de projetos estratégico da atual gestão.
Texto: Vanessa Capucho e Bernardo Lima Bento de Mello
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Instagram: @incaper_es