04/08/2016 08h53 - Atualizado em 04/08/2016 08h56

Agricultores de Águia Branca recebem treinamento sobre nutrição e manejo de lavouras

Cafeicultores de Águia Branca participam de capacitação sobre adubação, recuperação e renovação das lavouras cafeeiras afetadas pela seca.

Mais de 30 agricultores familiares participaram de uma capacitação sobre adubação, recuperação e renovação das lavouras cafeeiras afetadas pela seca, durante esta terça-feira (03). Os produtores fazem parte do programa ATER Sustentabilidade, que reúne representantes das comunidades Córrego de São Pedro, Jabuticaba, da Onça e do Trinta, do município de Águia Branca.

Em sua palestra, o gerente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Fábio Villela, abordou as ações integradas para o desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo. O superintendente do CETCAF, Frederico de Almeida Daher, explicou as técnicas de coleta de amostras de solo e foliar, além de como é feita a correção de acidez dos solos e nutrição de plantas. Por fim, as técnicas de recuperação das lavouras afetadas foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo do Incaper, Marcos Moulin Teixeira.

O evento teve como moderadores, o técnico em desenvolvimento rural Eduardo Tigre do Nascimento, o engenheiro agrônomo Heverton Joaquim Dias de Amorim e o técnico rural Junior Fejoli da Cunha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Além da teoria, os agricultores puderam acompanhar in loco as demonstrações de técnicas voltadas para a renovação das lavouras, na propriedade do agricultor Jeferson Cordeiro Wrublewski. Além das explicações sobre a nutrição dos cafezais, foi dado destaque especial ao manejo da irrigação nas lavouras da região diante dos extremos climáticas dos últimos anos, para que o uso da água seja otimizado ao máximo, visando sempre a sua economia.

“O evento teve um papel muito importante do direcionamento da condução das lavouras de café da região, pois diante da falta de água (baixa humidade do solo) e da falta de chuva, muitos produtores têm dúvidas com relação à condução das lavouras que foram mais afetadas”, explicou o técnico em desenvolvimento rural do Incaper, Eduardo Tigre.

O evento foi uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Café (CETCAF), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águia Branca, Prefeitura Municipal, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (COABRIEL) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Texto: Vanessa Capucho
Twitter: @incaper Facebook: Incaper