02/09/2016 11h35

Agricultores participam de curso prático de cafeicultura sustentável em Pedro Canário

Foto: Incaper
Agricultores participam de curso prático de cafeicultura sustentável em Pedro Canário.

Aproximadamente 20 pessoas – entre agricultores familiares, trabalhadores rurais e estudantes – participaram do curso prático de cafeicultura sustentável que aconteceu na comunidade de Floresta do Sul, localizada no município de Pedro Canário. O aperfeiçoamento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) e contou com a parceria do Sindicato Rural de Pedro Canário.

O curso aconteceu em duas etapas. No primeiro momento foi realizada a parte teórica que ocorreu nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) “Floresta do Sul”. Em seguida, os participantes fizeram uma visita técnica na propriedade de um médio produtor rural. O curso foi ministrado pelo extensionista do Incaper, Marcos Moulin Teixeira, e pelo engenheiro agrônomo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), Frederico de Almeida Daher.

No primeiro dia, os participantes foram informados a respeito do cenário atual da cafeicultura no município de Pedro Canário, por meio de uma palestra apresentada pelo engenheiro agrônomo e chefe do escritório local do Incaper, Thiago Carvalho Nogueira. Também nesse dia, os participantes conheceram sobre os aspectos técnicos da cafeicultura desde a escolha da área apropriada passando pela irrigação, conservação do solo, controle de pragas e doenças até a condução da poda de produção que muito contribui para o aumento da produtividade das lavouras.

No segundo dia, os participantes conheceram como está o cenário e o mercado mundial do café e também um aspecto importante que está relacionado com a melhoria da qualidade da produção, tratamento, colheita e pós-colheita dos grãos. Eles puderam participar de uma degustação de café torrado e moído onde perceberam a diferença entre o aroma e paladar de duas diferentes bebidas comumente comercializadas no Espírito Santo: os tipos extra-forte e especial.

“As palestras que abordaram sobre o planejamento e gerenciamento da produção proporcionaram aos cursistas construir um calendário agrícola de cafeicultura. No último dia o grupo foi até uma propriedade do município e verificaram principalmente sobre a escolha das mudas e também o plantio das mesmas de forma correta, além de aspectos ligados a adubação e irrigação” ressaltou extensionista do Incaper, Marcos Moulin Teixeira.

No encerramento do evento, o engenheiro agrônomo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), Frederico de Almeida Daher avaliou que o grupo demonstrou muito interesse e participação, devido a vontade de aprender e conhecer mais da cafeicultura.

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego da Jacuba, Natalino Gonçalves da Silva, localizada no Assentamento Castro Alves, também avaliou positivamente o alto nível dos palestrantes bem como o volume de informações passadas de maneira simples, possibilitando que os participantes aprendessem coisas óbvias que eles não atentavam antes.

 Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Tópicos:
Curso, Café
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper