25/04/2017 16h39 - Atualizado em 25/04/2017 16h49

Agricultura Familiar Sustentável é tema de seminário em Domingos Martins

Foto: ELDR Domingos Martins

Em um seminário realizado em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, foram apresentados os resultados do Projeto “Ater Sustentabilidade”, que acontece desde 2013 em alguns municípios do Estado, com foco em políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural voltadas para a questão ambiental, econômica e social. O evento foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Mariano Ferreira de Nazareth, na sede do município.

O Projeto “Ater Sustentabilidade” é fruto da chamada Pública SAF/DATER nº 10/2012, lançada no mês de outubro, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para a seleção de entidades executoras de assistência técnica e extensão rural para promoção da agricultura familiar sustentável.

O evento contou com a participação de agricultores familiares, representantes do Governo do Estado, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura Municipal de Domingos Martins, do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), da Câmara Municipal, dos sindicatos rurais municipais, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), entre outras entidades ligadas à agricultura familiar e lideranças políticas.

Dois grupos de municípios do Espírito Santo foram contemplados na chamada pública, dividida em dois lotes - 13 e 14. As duas propostas do Incaper a essa chamada pública foram vencedoras e geraram os contratos de Ater nº 68/2012 (lote 13) e nº 139/2012 (lote 14). A proposta referente ao lote 13 resultou no atendimento de 2.100 unidades de produção familiar (UPF) em sete municípios do território Norte (Águia Branca, Barra de São Francisco, Jaguaré, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Valério), sendo o atendimento a 300 famílias em cada um dos municípios citados.

O lote 14 foi composto por seis municípios do território Montanhas e Águas (Afonso Cláudio, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante). Nesse contrato, a meta foi o atendimento de 2.100 Unidades de Produção Familiar, sendo 200 por cada município com exceção a Afonso Cláudio em que a meta é o atendimento de 300 UPF.

A distribuição do contrato no município foi feita em Unidades de Produção familiar das comunidades de Biriricas, Galo, Panelas, Parajú e em Pedra Azul nas comunidades Aparecidinha, Bom Parto, Barcelos, São Rafael, Cristo Rei, Lajinha e São José de Barcelos. As comunidades citadas tiveram o apoio dos técnicos do Incaper, Hanny Heni Slany Pereira e Wesley Zambom da Silva lotados no escritório local do Incaper em Pedra Azul, Mário Cesar Ewald, lotado em Paraju e João Miranda dos Santos e Vera Lucia Martins Santos lotados na sede de Domingos Martins.

O extensionista do escritório local do Incaper em Domingos Martins, João Miranda dos Santos abriu o evento evidenciando a importância do trabalho realizado e da necessidade de continuidade nas comunidades rurais. “Concluímos um trabalho de três anos diretamente voltado para as famílias rurais selecionadas com o objetivo de redesenhar as suas propriedades, com foco em aumento de renda e qualidade de vida. Ações assim devem ser multiplicadas pelas propriedades capixabas a fora”.

Para o extensionista do Incaper e preposto responsável por realizar a interlocução da instituição com o MDA, Agno Tadeu da Silva, isso é de fundamental importância para o agricultor. “Ele poderá ampliar seu leque de conhecimentos. Além disso, os extensionistas atualmente sentem-se muito mais completos profissionalmente por todas as experiências vivenciadas”.

Em seguida a economista doméstica do Incaper também lotada em Domingos Martins, Vera Lucia Martins Santos, apresentou os resultados quantitativos do contrato no município. Os resultados de qualidade foram apresentados por produtores rurais que foram beneficiários da Chamada Pública. São eles, Ademiro Dettmann, Marmelina Nascimento Lampir, Elcio Wandelino Bremenkamp, Ricardo Klippel, Itamar Endlich, Alduir de Aguiar e Gilberto Lutzke.

Dentre as principais atividades realizadas durante o contrato 139 no município, no período de 2013 a 2017, estão oficinas com os agricultores e com os conselhos rurais municipais (CMDRS), visitas técnicas, demonstração de métodos, seleção de famílias a partir de visitas e reuniões, dias especiais, que resultaram na construção de mapas e elaboração e implementação do Diagnóstico Rural participativo comunitário (DRP), planejamento com as comunidades e plano de ações, fluxograma de comercialização, visitas técnicas, elaboração da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), demonstração de método, projetos de crédito rural, projetos recomposição vegetal, laudos, projeto regularização de barragens, atestado de produtor rural, relatórios de assistência técnica, recomendação de adubação, apoio feira agricultura familiar, excursões, dias de campo, encontro de produtores, incentivo ao programa reflorestar, distribuição de mais de 72 mil mudas de pupunha, cerca de 200 mudas de uva e compras coletivas, organização da associação de panelas, apoio a organizações, elaboração de projetos voltados para piscicultura, entre outras atividades.

Durante o evento também foram entregues kits de publicações do Incaper e sorteio de brindes e produtos da agroindústria e agroturismo disponibilizados pelos parceiros e beneficiários. O encerramento contou com um jantar de confraternização organizado pelas esposas dos beneficiários e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br