31/03/2023 16h39 - Atualizado em 03/04/2023 14h36

Alunos do Mepes são orientados pelo Incaper sobre o comportamento das chuvas

Foto: Foto: Incaper.
As atividades foram desenvolvidas na Escola Familia Agrícola (EFA) de Olivânia dos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves e de Rio Novo do Sul, municípios do litoral Sul do Estado.

terminou esta semana, a primeira etapa do Projeto “Aprendendo com a Chuva”, fruto de uma parceria entre o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), para que alunos compreendam, na prática, o do regime precipitação das chuvas.

Tal projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), por meio do Edital de Extensão 12/2022, que tem como enfoque introduzir uma nova proposta pedagógica para as escolas, capaz de contribuir com o processo de ensino-aprendizado a respeito do comportamento das chuvas em cada ponto de observação, promovendo a melhoria da percepção da comunidade à cerca das Mudanças Climáticas Globais.

As atividades foram desenvolvidas na Escola Família Agrícola (EFA) de Olivânia dos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves e de Rio Novo do Sul, municípios do litoral sul do Estado.

A programação contou com palestras sobre a chuva, ministradas pela equipe de pesquisadores da Coordenação de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, Ivaniel Foro Maia e Thabata Teixeira Brito de Medeiros, que contaram com o apoio técnico das equipes do escritório local do Incaper de Alfredo Chaves e de Rio Novo do Sul e dos professores das EFA do Mepes de Olivania, Matheus Parmagnani, Vanderson Battestin e Ronald Rohr.

Os alunos puderam aprender sobre todas as etapas de medição e também participaram de demonstrações práticas de leitura dos pluviômetros instalados nas escolas na região de abrangência do projeto. Na ocasião, também foram entregues pelo Incaper, um tablet para cada escola, que servirá de apoio para que os alunos possam fazer o registro e a apresentação de dados.

O professor de geografia do Mepes em Alfredo Chaves, Vanderson Battestin, disse que o número de alunos interessados no projeto superou as expectativas e a proximidade com o Incaper só cresce, ainda mais por se tratar de escolas que adotam a pedagogia da alternância, que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano.

“Esse é um projeto que agrega muito conhecimento a alunos que serão técnicos no futuro. Eles têm a oportunidade de compreender, na prática, os resultados para o campo e para toda a comunidade. Não pensamos duas vezes em abraçar essa ideia, de imediato”, contou.

O coordenador de meteorologia do Incaper e também coordenador do projeto "Aprendendo com a Chuva", Hugo Ramos, reforçou que a chuva é um elemento meteorológico que apresenta uma grande variabilidade em seu comportamento, a depender do espaço em que elas ocorrem.

“É por isso que trouxemos esses estudos em municípios diferentes. Eles puderam compreender como funciona o regime das chuvas para cada local e como isso pode influenciar no cotidiano de toda a comunidade. Esse projeto vem para apoiar e construir um conhecimento que eles vão construindo a medida que buscam várias respostas sobre o tema”, afirmou o pesquisador.

Além destes, houve o suporte técnico do bolsista Dimas Piontkovsky, servidor aposentado do Incaper, dos CELDR de Alfredo Chaves e de Rio Novo do Sul e dos professores das EFA do Mepes de Olivania Matheus Parmagnani, de Alfredo Chaves Vanderson Battestin e de Rio Novo Sul Ronald Rohr.

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, a ideia é ampliar o projeto para outros municípios do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper