18/07/2017 10h58 - Atualizado em 18/07/2017 11h06

Alunos do “Produtor Informado” participam de excursão técnica em Minas Gerais

A equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do município de Irupi, na região Sul Caparaó do Estado, realizou uma excursão com alunos diplomados do curso “Produtor Informado”. Os extensionistas e produtores rurais visitaram a propriedade rural do senhor José Evangelista, localizada em Lajinha, em Minas Gerais, a fim de observarem na prática o conteúdo abordado durante as aulas teóricas.

Foram 14 encontros com temas voltados para cafeicultura, sustentabilidade e informática. O extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Leandro Cardoso Firmino, auxiliou na articulação do evento. Participaram também da excursão o secretário de Agricultura do Município de Irupi, Denilson Gomes da Silva, e o engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal Victor Almeida Pereira.

A propriedade rural visitada possui certificação denominada “Certifica Minas”, não utiliza agroquímicos, baseia-se na mão de obra familiar e possui a certificação, método de certificação que a Emater atua no processo de orientação dos cafeicultores para adequação de suas propriedades.

De acordo com os extensionistas do Incaper Ediézio Carvalho Vimercate e Eldelon de Oliveira Pereira, os participantes do evento puderam conhecer as instalações de beneficiamento, armazenamento do café, o local separado para destinação do lixo e ouviram as experiências vivenciadas pelo produtor na aplicação das boas práticas agrícolas e quais benefícios ele obtém ao participar da produção de cafés certificados. “Após o recebimento da certificação, para alguns produtores houve a possibilidade de comercializar o café com consumidores holandeses, portanto tem sido satisfatória a conquista de novos mercados e obter uma melhor remuneração por saca”, explicou Ediézio.

Um dos temas discutidos durante as aulas de sustentabilidade foi a utilização de um caderno de anotações, no qual o produtor registra o máximo de informações sobre cada talhão e cada lote de café produzido: quanto colheu, a data da colheita, data das adubações, data do beneficiamento, entre outros. “Essas informações reunidas possibilitam aos compradores e consumidores desse café fazerem a rastreabilidade do produto, portanto podem conhecer a origem e metodologias utilizadas na produção daquele café. É importante lembrar que a produção de café vem, cada vez mais, mantendo o respeito ao meio ambiente, as questões sociais e econômicas”, acrescentou Ediézio.

O grupo de Irupi deixou uma lembrança para o cafeicultor anfitrião: uma pequena cesta contendo alguns produtos produzidos no município capixaba.

Produtor Informado

O projeto, de âmbito nacional, tem como objetivo de aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção cafeeira e, aproximadamente, 1.000 agricultores familiares do Espírito Santo serão capacitados no total. O conteúdo faz parte do Programa Café Sustentável do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) por meio da P&A Marketing de São Paulo.

No Estado, o projeto é executado por meio da parceria entre o Incaper e a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres), e visa capacitar – por meio de cursos – os cafeicultores de Conilon e Arábica interessados em melhorar a gestão de suas propriedades e a qualidade de seu café.

Em um único curso estão reunidas informações básicas em informática e de conhecimento sobre as “Boas Práticas Agrícolas” que auxiliarão no aumento da produtividade, renda e de qualidade de vida dos cafeicultores e suas famílias, buscando a sustentabilidade das atividades cafeeiras.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br