Nesta quinta-feira (22), às 19 horas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, por meio de uma transmissão ao vivo - live - em seu canal, no YouTube, vai lançar a cartilha "Garantia da Qualidade Orgânica: Certificação Orgânica e Controle Social", disponível gratuitamente no site da Biblioteca Rui Tendinha.
O conteúdo foi produzido pelos extensionistas do Incaper, Erivelton Gonçalves da Cunha, Fábio Lopes Dalbom, Carlos Antônio de Melo, Fábio Morandi de Morais e Galderes Magalhães e Andressa Ferreira Alves.
A publicação apresenta, de forma clara, os três mecanismos disponíveis na legislação brasileira para garantir a qualidade orgânica da produção e busca elucidar, de maneira simples, as adequações e exigências legais necessárias para conseguir gerar credibilidade e reconhecimento de produto como orgânico por meio da certificação orgânica ou pelo controle social.
De acordo com a extensionista do Incaper e coordenadora de Agroecologia da Instituição, Andressa Alves, a cartilha surgiu diante de um contexto de dificuldades encontradas por agricultores em certificar ou renovar os certificados orgânicos de suas propriedades rurais.
"Vimos um aumento na procura de agricultores por orientações sobre como se enquadrar às normas brasileiras para produção orgânica e explicar todas as normas e exigências documentais para os agricultores não era fácil. A ideia de produzir a cartilha partiu dos colegas do Escritório Local do Incaper do município de Iconha que vivenciaram essa dificuldade e conversaram com colegas de outros escritórios, pensando em reunir as informações em um documento único”, disse Andressa Alves.
A extensionista também contou que, após a regularização o produtor passa a ter o direito de comercializar o produto como produto orgânico e acessar mercados diferenciados. “Além de esclarecer sobre a certificação orgânica, o controle social e a forma como os produtos orgânicos são identificados no mercado, a cartilha também apresenta diversas técnicas de importância agronômica e ambiental que são utilizadas no sistema orgânico de produção”, acrescentou.
O Incaper também hospedou documentos importantes em formato editável, em seu site. Ao clicar na foto dos documentos, na cartilha, é possível acessá-los, auxiliando agricultores e técnicos que estão apoiando o processo de regularização.
O link de acesso à cartilha também ficará disponível na descrição do vídeo da live.
Texto: Tatiana Toniato Caus
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br