12/06/2018 13h53 - Atualizado em 18/06/2018 09h49

ATER no Brasil: Incaper comemora o 28º aniversário da Asbraer

Foto: João Batista de Souza/Asbraer
A Diretora Presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, é presenteada pelo Presidente da Asbraer, Luiz Ademir Hessmann, com o documento de “Proposta para a Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil”.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou, nessa segunda-feira (11), do 28º Aniversário da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O evento foi realizado em Brasília, na Câmara dos Deputados, e reuniu 27 entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Brasil.

Também participaram do evento parlamentares, representantes de entidades sindicais e demais autoridades do setor agrícola nacional, parceiros nacionais e internacionais da Asbraer.

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, esse é mais um evento que reforça a importância da Extensão Rural para o país. “O serviço público de Ater contribui para gerar oportunidades de desenvolvimento no campo e traz resultados positivos à sociedade, em parceria com a agricultura familiar. Nesse sentido, é um orgulho representar o Incaper, entidade parceira e que há mais de 60 anos é referência no que se refere ao desenvolvimento sustentável do Estado”, salientou.

Na ocasião, o Incaper foi um dos presenteados com um documento de “Proposta para a Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil”, que visa contextualizar a situação atual da Ater no Brasil, destacando os aspectos que caracterizam a prestação de serviços, bem como pontuar os principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos.

Vale ressaltar que, como os focos de atuação do Incaper são a agricultura familiar, a sustentabilidade, o empreendedorismo, a organização social e a regionalização, o instituto conta com mais de 230 extensionistas, mais de 50 pesquisadores, além de técnicos agrícolas que são atuantes nas extensão e na pesquisa - uma equipe de profissionais qualificados nas diversas unidades localizadas em todos os 78 municípios do Espírito Santo.

Só em 2016, o Instituto fez 63.774 atendimentos a agricultores familiares, incluindo também nesses números assentados, quilombolas, indígenas e pescadores. O Instituto realizou, também, 1.310 atendimentos a organizações sociais no campo, como associações rurais, cooperativas, conselhos, colônias de pescadores, comitês, colegiados e sindicatos.

“Pensando nisso, nós reunimos e incentivamos aos agricultores familiares uma variedade de práticas e ações que contribuem para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e consciente, como a construção de caixas secas, proteção de nascentes, pastoreio rotacionado, consórcio entre culturas, recuperação das matas ciliares, adubação equilibrada, técnicas de manejo e gestão das propriedades, tudo com o enfoque em sustentabilidade”, completou o diretor-técnico do Incaper, Gilson Tófano.

De acordo com informações da Asbraer, atualmente a agricultura familiar é responsável por cerca de 38% do PIB do agronegócio, além de corresponder a 70% do abastecimento interno do país. Paralelo a isso, são mais de 15 mil extensionistas no Brasil, prestando o serviço aos produtores rurais.

Ainda segundo informações da Asbraer, os serviços de Ater proporcionam mais de 22 bilhões de reais de crédito rural para a agricultura familiar, o que representa quase 40% de participação no PIB do agronegócio.  “Isso gera ocupação para mais de 12 milhões de pessoas, participando e promovendo o processo de organização da produção para o acesso da agricultura familiar aos mercados institucionais e privados, bem como produzindo para o abastecimento interno, assegurando a oferta de alimentos saudáveis à população”, afirmou o Presidente da Asbraer, José Silva Soares.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br