28/12/2018 11h47

Balanço Social do Incaper traz os resultados obtidos pelo Instituto

Foto: Divulgação
O Balanço Social traz os resultados do Incaper em 2017

As operações realizadas por aqueles que adotaram as tecnologias desenvolvidas e/ou recomendadas pelo Incaper em 2017 geraram um lucro social de R$ 1,65 bilhão. O número foi apresentado na última edição do Balanço Social do Instituto. A publicação chega à quinta edição trazendo sempre resultados bastante significativos para a sociedade capixaba.

O Balanço Social do Incaper traz, ainda, o número total de beneficiários assistidos pelo Incaper em 2017: 44.897 pessoas. O destaque é para as ações do Projeto Bovinocultura Sustentável, que atenderam a 6.087 produtores, sem repetição de registros – um crescimento de 79% do público assistido em pecuária bovina em relação ao ano anterior.

Ao todo, 22 tecnologias desenvolvidas e/ou recomendadas pelo Incaper foram analisadas. Os impactos avaliados são: Incremento de produtividade; Redução de custos; Agregação de valor e expansão para novas áreas; Desenvolvimento humano e social; Impacto ambiental positivo; Geração de renda; Organização social e articulação, e Valorização do servidor.

“Estar à frente da apresentação do quinto ano consecutivo do Balanço Social é extremamente gratificante. Essa publicação consolida a credibilidade dos resultados obtidos pelo trabalho do Incaper nos 78 municípios capixabas, além de representar um canal de diálogo com a sociedade. Este quinto ano de publicação vem evidenciar tecnologias e processos de desenvolvimento rural voltados, sobretudo, para a sustentabilidade e os seus pilares: viabilidade econômica, respeito à natureza e organização social”, disse a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco.

O Balanço Social do Incaper 2017 está disponível gratuitamente na Biblioteca Rui Tendinha.

O que é lucro social?

O lucro social é um conceito desenvolvido pela Embrapa: "O lucro social, no caso da Embrapa, é derivado dos benefícios econômicos gerados em função dos lucros líquidos obtidos por aqueles que adotam as tecnologias disponibilizadas pela Empresa. Quando relacionamos esses benefícios econômicos com a receita operacional líquida anual, temos o que chamamos de retorno social ou lucro social", explica Antonio Flavio Dias Avila, pesquisador e supervisor de Avaliação de Desempenho Institucional da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) e líder dos estudos de avaliação de impacto na Embrapa, que atuou como Supervisor Metodológico do Balanço Social do Incaper.

Sobre o Balanço Social:

O Balanço Social do Incaper traz informações qualitativas e quantitativas dos principais indicadores de desempenho econômico, social e ambiental do Instituto. A publicação ajuda na incorporação de posturas éticas e transparentes, no diálogo, na comparação do seu desempenho com o de outras organizações, na avaliação da eficiência de seus investimentos e na integração de seus objetivos econômicos, sociais e ambientais. “O Balanço Social é, por definição, uma prestação de contas à sociedade, que visa dar transparência às ações desenvolvidas, aumentando o diálogo com a sociedade, bem como tornar públicas as intenções e compromissos do Instituto. Além disso, é importante ressaltar a relevância do documento como uma ferramenta de gestão. O acompanhamento e a avaliação anual de nossas principais ações e indicadores revelam o processo de transformação pelo qual o Instituto passa, auxiliando a tomada de decisões estratégicas e correções de possíveis distorções. Dessa forma, o Balanço Social é um documento cujo horizonte e uso dependem de quem o manuseia: sociedade, governo, outras organizações, servidores, parceiros, gerência executiva e demais Stakeholders”, explicou um dos organizadores do Balanço Social do Incaper, Luciano Oliveira.

 

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Tatiana Toniato Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper

Tópicos:
Balanço Social
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper