Em Barra de São Francisco, no Noroeste Capixaba, foi realizado mais um curso com o objetivo de orientar técnicos rurais, quanto ao dimensionamento de caixas secas, bem como os operadores de máquinas para a sua construção. Essa foi mais uma iniciativa da equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O curso foi ministrado pelo técnico agrícola Elio José dos Santos. Segundo ele, as caixas secas promovem a redução da velocidade e do volume das águas superficiais, evitando a formação de voçorocas nas estradas e, consequentemente, diminuindo o arraste de sedimentos para os mananciais.
“Com a construção das caixas secas as águas pluviais são captadas e armazenadas no subsolo, contribuindo assim para a perenização das nascentes, levando a um significativo aumento da vazão de água, em época de secas. Além disso, promovem a conservação das estradas rurais, contribuindo também para a agilidade no transporte e a segurança dos usuários”, salientou o extensionista do Incaper local, João Marcos Martins Cardoso.
Além da participação dos técnicos do Incaper, o evento também contou os técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca e Mantenópolis e também dos operadores de máquinas da Prefeitura de Barra de São Francisco.
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper