04/08/2016 13h14 - Atualizado em 04/08/2016 13h17

Cafés especiais são destaque na rota do agroturismo do Caparaó Capixaba

Turistas apreciam melhor café do Brasil

As rotas do agroturismo na região do Caparaó Capixaba têm ganhado um novo atrativo: a visitação à produção de cafés especiais. Seja na estrada que vai em direção ao Parque Nacional do Caparaó, em Dores do Rio Preto, seja no novo Circuito Turístico Serras, Águas e Cafezais, em Iúna e Irupi, os cafés especiais têm proporcionado um novo sabor aos visitantes que buscam as belezas da região.

No distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, localidade que dá acesso à entrada do Parque Nacional do Caparaó pelo lado capixaba, agricultores da comunidade de Forquilha do Rio produzem um café que já foi vencedor do 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café (2012), na Categoria Microlotes. Trata-se da família do agricultor Onofre Alves Lacerda.

Vencedor de diversos concursos de qualidade de café, o produtor rural Onofre tornou-se referência na produção de cafés especiais, e exporta a bebida para diversos países. Essa divulgação em âmbito nacional e internacional acerca do seu excelente café tem despertado a curiosidade dos turistas que viajam em direção ao Pico da Bandeira pelo lado capixaba.

Quem sobe até a entrada do Parque Nacional do Caparaó tem a oportunidade de tomar um cafezinho na “Cafeteria do Onofre” e comprovar a qualidade do produto. “Depois que começamos a ganhar os concursos de qualidade, todo mundo que passava pela estrada parava aqui e pedia para experimentar o melhor café do Brasil. Então, há cerca de um ano, decidimos montar uma cafeteria simples na varanda da nossa casa para atender os visitantes”, contou a filha de Onofre Lacerda, Altilina Evaristo Lacerda.

No local, o visitante também pode comprar o café e outros produtos. “Agora o turista pode dar uma paradinha na Cafeteria do Onofre antes de subir o Pico da Bandeira, provar o melhor café do Brasil, comer uns biscoitinhos, bolos e pães e ainda levar para casa o nosso café”, completou Altilina. A cafeteria do Onofre funciona de segunda a sábado, das 9h às 19 horas.

Segundo o agricultor, turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo procuram pelo café da família Lacerda. “Nos últimos dias, recebemos um ônibus de turistas japoneses aqui. Nosso café é uma bebida especial. Exportamos nosso produto para vários países, como Portugal e Japão. E estamos trabalhando com diversos microlotes, pois cada país gosta do café de um jeito”, disse.

Próximo à Cafeteria do Onofre também pode ser encontrado o café “Forquilha do Rio”, da família do agricultor Manoel Protázio, também vencedor de diversos concursos de qualidade de café. Em sua propriedade, o café também pode ser adquirido e o aumento do fluxo de turistas tem incentivado novas perspectivas para a família.

“Se o turista chega e não encontra vaga nas hospedagens da região, pode vir para cá, pois tenho abrigo a preços módicos. Ainda quero trabalhar para ter uma pousada. Também penso em trabalhar com a produção de hortaliças para destinar aos empreendimentos que funcionam nessa rota, pois muitos buscam alimentos na cidade vizinha de Espera Feliz, em Minas Gerais”, contou Manoel Protázio.

Segundo o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do município de Dores do Rio Preto, Norberto das Neves Frutuoso, o Incaper tem incentivado, além da produção de cafés de qualidade, práticas sustentáveis e atividades de diversificação da produção.

“O município tem condições propícias para o trabalho com cafés especiais, cuja qualidade já tem sido atestada em âmbito internacional. Atrelada a essa atividade, orientamos a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e incentivamos a diversificação da produção, com destaque para a horticultura, a fruticultura e o agroturismo”, informou Norberto.

Circuito Turístico Serras, Águas e Cafezais em Iúna e Irupi

Aos pés do Caparaó Capixaba, destacam-se também os municípios de Iúna e Irupi. Eles fazem parte de um novo circuito turístico criado pelos empreendimentos rurais em parceria com o Incaper e a Prefeitura Municipal de Iúna chamado de “Serras, Águas e Cafezais”. Ao todo, 19 empreendimentos turísticos das áreas de gastronomia, lazer, artesanato e hospedagem rural, além de opções de passeios pelas belezas naturais, compõem a nova rota turística desses municípios.

Entre os destaques do Circuito está a produção de cafés especiais, entre eles, o Café do Príncipe e o Café Cordilheiras do Caparaó, no município de Iúna. O Café do Príncipe é um empreendimento da família do agricultor Emilio Messias Horst. Ele venceu o 1º Concurso Estadual de Conilon de Qualidade, em 2012, e ficou em primeiro lugar no 1º Concurso de Qualidade do Café de Iúna/ES, em 2015.

Sob agendamento prévio, a propriedade familiar oferece visitação às plantações de cafés Conilon e Arábica e aos processos de torrefação. Os visitantes também podem degustar e comprar os cafés especiais produzidos pela família. Essa propriedade também está localizada no circuito turístico da Rota Imperial.

A outra propriedade de cafés especiais do Circuito Serras, Águas e Cafezais é a do agricultor Deneval Miranda Vieira. O Café Cordilheiras do Caparaó está a 1.100 metros de altitude. Na localidade, são comercializados cafés em grão ou em pó, com perfis claro ou escuro, para uso doméstico ou para cafeterias e demais estabelecimentos gastronômicos. Deneval trabalha com a esposa e os filhos.

Nesse Circuito, ainda são oferecidas oficinas básicas para aprender a degustar os cafés da região, mediante agendamento. A atividade é oferecida pelo Paulo Sérgio.

De acordo com o extensionista do Incaper de Iúna, Matheus Fonseca de Souza, a criação do Circuito é uma ação do Instituto e instituições parceiras em prol do desenvolvimento regional. “Essa iniciativa visa alavancar o desenvolvimento social e econômico da região a partir do potencial turístico dos dois municípios, que consiste nas dezenas de cachoeiras e rios de águas cristalinas e trilhas em meio a propriedades cafeicultoras. O café é responsável pela maior parte da renda dos agricultores e, aliado ao turismo, é parte fundamental desse novo Circuito”, disse Matheus.

Aos visitantes que pretendem conhecer a região do Caparaó, seguem as informações de como e onde localizar essas referências turísticas:

Serviço:

Cafeteria do Onofre

Localização: Forquilha do Rio - trecho que liga a sede do distrito de Pedra Menina ao portal do Parque do Caparaó.

Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Circuito Serras, Águas e Cafezais

Facebook: https://www.facebook.com/circuitoserrasaguasecafezais

Café Cordilheiras do Caparaó

Facebook: https://www.facebook.com/cafecordilheirasdocaparao.

Site: http://www.cafecordilheirasdocaparao.com.br/

Email: contato@cafecordilheirasdocaparao.com.br

Telefone: (28) 99924-5525/ (28) 99976-5369/ (28) 99956-5287

Localização: Fazenda Alegria - Córrego Pouso Alto - Pequiá - Iúna – ES

Café do Príncipe

Facebook: https://www.facebook.com/Caf%C3%A9-do-Pr%C3%ADncipe-952422931500949/?fref=ts

Telefone: (28) 99992-9786/ (28) 99931-8009

Localização: Sítio Boa Esperança, São João do Príncipe, Iúna-ES.

Funcionamento: Diariamente, mediante agendamento.

 Paulo Sérgio – Degustação de cafés

Contato: (28) 99918-0702

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

 Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper