28/03/2019 16h15

Cana-de-açúcar foi tema de seminário em Viana

Uma das palestras foi ministrada pelo pesquisador e coordenador do CPDI Serrano, José Salazar Zanúncio Junior.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de Viana realizaram nessa quarta-feira (27), no Centro de Educação Ambiental Parque Rota das Graças, que fica no município, o 1º Seminário da Cana-de-Açúcar. O objetivo foi discutir a cadeia produtiva, além de debater assuntos relacionados ao setor e a troca de experiências.

Mais de 40 pessoas entre produtores rurais, técnicos e autoridades locais participaram do encontro. Uma das palestras, discutiu o controle da broca na cana-de-açúcar e foi ministrada pelo pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação (CPDI Serrano), José Salazar Zanúncio Junior.

“Fizemos um diagnóstico para orientar o produtor a melhor maneira de fazer o manejo biológico, aumentando a eficiência no combate a broca que tem atingido consideravelmente a cana-de-açúcar”, disse Salazar.

A cultura da cana-de-açúcar é de fundamental importância para a economia de muitos municípios do Espírito Santo, que a utilizam para produção de caldo de cana, atividade que gera um impacto social. Em Viana são mais de 120 hectares de cana plantados.

Segundo o chefe local da Fazenda do Incaper, localizada em Jucuruaba, Viana, Afonso Carlos Valentim, o Instituto tem o papel de informar e auxiliar o produtor quanto aos danos causados e os índices de infestação da broca “que leva a uma perda de até 40% da lavoura, um número bastante expressivo. O encontro foi bastante produtivo e nos deu um direcionamento para as futuras ações”, disse.

Texto: Vanessa Capucho