24/03/2023 14h05 - Atualizado em 28/03/2023 15h28

Venda Nova do Imigrante fecha com sucesso o percurso Caravana Embrapa FertBrasil

Foto: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.
Durante o evento, os pesquisadores da Embrapa palestrantes foram presenteados com publicações técnico-científicas do Incaper com soluções tecnológicas para a agricultura.

Nessa quinta-feira (23), um público de mais de 180 pessoas esteve presente no último dia de eventos da Caravana Embrapa Fertbrasil, que percorreu mais de nove estados brasileiros, para levar debates a respeito de manejo sustentável de solos, com enfoque no uso adequado de fertilizantes e na boa produtividade das lavouras. O evento aconteceu na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Venda Nova do Imigrante, com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura Municipal. 

A Caravana iniciou seu percurso no ano passado e já passou por 31 cidades em nove estados brasileiros, com o objetivo de levar informações e conscientizar os técnicos e produtores para manejo adequado das culturas para potencializar a eficiência econômica e agronômica dos fertilizantes e insumos – itens que contribuem para elevado custo de produção das culturas. Recentemente, a comitiva técnica realizou eventos em Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. 

O pesquisador da Embrapa Hortaliças, Lineu Alberto Domit, fez a abertura do evento e explanou um pouco mais a respeito dos objetivos da Caravana. “Trazemos discussões sobre insumos e fertilidade, considerando que passamos por um processo de crise em relação aos custos dos fertilizantes. Sabemos que o Brasil tem 10% dos adubos consumidos nas lavouras e o restante advém de fora do país. Portanto, esse cenário nos aponta a importância de trazermos os debates a respeito do uso racional de fertilizantes. Hoje temos alternativas para reduzir a dependência dos produtos importados, associadas a um bom planejamento para as lavouras”, reforçou.   

Em seguida, o pesquisador do Incaper e doutor em solos e nutrição de plantas, André Guarçoni, apresentou uma contextualização regional sobre a produção agropecuária e o uso de fertilizantes. Ele destacou que o Incaper tem um sistema de previsão do tempo, referência em todo o Estado, que auxilia o agricultor a se programar e realizar a aplicação de fertilizantes de forma racional.

“Mas, toda a tecnologia recomendada, associada aos novos fertilizantes, funciona de forma específica para cada tipo de lavoura e para cada região. Por este motivo, o Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Agricultura, deve fomentar ainda mais os investimentos em pesquisa aplicada, integrada com a extensão rural e com a participação dos agricultores. Só dessa forma vamos avançar”, completou o pesquisador.

O evento contou com palestras dos mais variados temas, dentre eles planejamento sobre plantio, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Solos na área de pedologia, José Francisco Lumbreras; as boas práticas no uso de fertilizantes, pelo pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente de Paulo Campos Godinho e novos fertilizantes e insumos, explanada pelo pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Jérri Édson Zilli.

Também fizeram parte da programação, as discussões sobre soluções digitais, com o pesquisador da Embrapa Solos, Ronaldo Pereira de Oliveira e a palestra sobre manejo e sustentabilidade, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Acre, Paulo Guilherme Salvador Wadt.

O assessor da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, José Carlos Polidoro, lembrou que a construção do Plano Nacional de Fertilizantes teve como base conhecimento científico e tecnológico, com enfoque em sustentabilidade, por meio do uso sistematizado e equilibrado dos fertilizantes. “Seguimos a máxima do respeito ao meio ambiente para todas as cadeias, levando em consideração os três grandes pilares da sustentabilidade que são o econômico, o social e o ambiental. Para nós é uma honra apoiar um evento que traz esse conhecimento para todos os envolvidos com a agricultura do Espírito Santo e do Brasil”, disse.

De acordo com o Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a Caravana Embrapa é um momento de compartilhar os resultados da pesquisa com a sociedade.

“É hora de reforçarmos a importância do compartilhamento de resultados da pesquisa entre a Embrapa e as instituições estaduais de pesquisa, como é o caso do Estado do Espírito Santo, onde precisamos muito dessa cooperação e parceria, tanto na geração e transferência de tecnologias quanto na socialização do conhecimento. Hoje o Brasil importa cerca de 2/3 dos insumos na área de fertilizantes e portanto, temos o desafio de avançar, sobretudo, em tecnologias e conhecimento nessa área de fertilidade. Não podemos ficar tão dependentes do mercado internacional para suportar essa robustez da produção brasileira, que impacta não somente o agronegócio no país e também a alimentação no mundo”, frisou.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Aldy Soares Mercon Vargas, de Conceição do Castelo, participaram do evento, acompanhados pelas professoras, a coordenadora da área de agropecuária da escola, Andrea Ferreira da Costa e Jozimar de Souza Andrade, coordenadora da área de agronegócios.

“Nesse momento os nossos alunos estão estudando sobre solos e nutrição de plantas e essa vivência para eles está sendo enriquecedora. Eles ampliam a sua visão de mercado e além de terem as vivências de campo, têm a oportunidade de trocarem suas dúvidas com os profissionais da área”, contou Andrea da Costa.

O diretor técnico do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva, agradeceu a Embrapa por ter trazido o evento para o Espírito Santo. “Continuaremos a apoiar a Embrapa, que é uma empresa de referência em pesquisa e desenvolvimento para todo o Brasil. Esperamos estar novamente com vocês e com representantes de outros novos municípios do Estado, que também são potenciais consumidores de insumos”, comentou.

“A nossa parceria com a Embrapa é antiga e continua com toda força. Essa é mais uma oportunidade de acompanhar resultados de pesquisa e adaptar essas tecnologias para a nossa realidade. Estamos dedicados a avançar mais ainda quando se trata de aplicar tecnologias conservacionistas e aquelas que são promotoras do uso racional de fertilizantes”, salientou o gerente de Pesquisa do Incaper, José Salazar Júnior.

“Estaremos sempre dispostos às oportunidades de debater com os agricultores, com a Embrapa, com os pesquisadores integrados aos profissionais da assistência técnica e extensão rural, a Ater, sobre o uso racional de insumos, que se tornaram estratégicos para a agricultura”, acrescentou o gerente de Ater do Incaper, Agno Tadeu da Silva.

Os pesquisadores da Embrapa palestrantes e alunos e professoras da EEEFM Professora Aldy Soares, foram presenteados com publicações técnico-científicas do Incaper com soluções tecnológicas para a agricultura. A entrega foi feita pelo Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, pela coordenadora editorial do Incaper, Aparecida de Lourdes do Nascimento, pela gerente de Transferência de Tecnologia do Incaper, a pesquisadora Vanessa Borges Justino e demais pesquisadores do Incaper.

Ao final, foi aberto um momento de debates entre os palestrantes e os demais participantes.

A ação é uma realização da Embrapa e Rede Fertbrasil. A Caravana conta com os patrocinadores nacionais: Bioma, Climate, Field View, Bayer e Rede ILPF, além de FertiSystem, Polli Fertilizantes e Arko. O evento tem ainda o apoio institucional nacional da Finep, Sinprifert, Sistema OCB, CNA, Senar e Banco do Brasil.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper