O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu, nesta semana, uma delegação da Universidade de Aconcágua, do Chile, formada por professor e estudantes do curso de Engenharia Agronômica. O objetivo do grupo foi conhecer iniciativas em agroecologia, agricultura orgânica e desenvolvimento rural sustentável no Espírito Santo.
Encerrada nesta sexta-feira (25), a programação incluiu visitas a propriedades rurais, feira agroecológica, unidades de pesquisa e encontros com agricultores familiares e técnicos locais.
A jornada teve início nessa terça-feira (22), com uma apresentação institucional na sede do Incaper, em Vitória. Em seguida, o grupo conheceu uma feira agroecológica da Capital, onde foram debatidos temas como a legislação de certificação de produtos orgânicos e os mercados de circuito curto.
Nos dias seguintes, a delegação seguiu para Domingos Martins, onde visitou a Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, do Incaper, referência em pesquisas com cultivos orgânicos e agroecológicos. Em Venda Nova do Imigrante e Pedra Azul, os visitantes participaram de rodas de conversa com agricultores sobre experiências em agroturismo e agricultura familiar.
A programação se estendeu a outros municípios, como Santa Maria de Jetibá, Nova Venécia e São Mateus. Nesses locais, os temas abordados incluíram sistemas agroflorestais (SAFs), produção de café orgânico e estratégias de comercialização utilizadas pelos produtores.
Para o gerente de Planejamento do Incaper, Pedro Carvalho, que coordenou a visita, a iniciativa fortalece o intercâmbio de conhecimentos e aproxima ainda mais os dois países na construção de uma agricultura mais sustentável. “Esse tipo de troca é fundamental para avançarmos, mutuamente, em práticas mais justas, inovadoras e sustentáveis no campo”, destacou.
O engenheiro agrônomo e professor da universidade chilena Rodrigo Ocampo Pino, único dos visitantes que já conhecia o Espírito Santo, elogiou as iniciativas e pesquisas desenvolvidas no Estado.
“Isso é fruto de um grande e eficaz trabalho do Incaper e de sua equipe de profissionais extensionistas e pesquisadores. Considerando minha experiência em visitas anteriores ao Estado, pude constatar avanços significativos e um compromisso especial dos agricultores capixabas, que têm adotado mudanças notáveis no manejo das lavouras, especialmente na preservação da fertilidade dos solos, incorporando biomassa vegetal com boas práticas agrícolas. Isso se reflete em cultivos com maior produtividade e qualidade dos produtos, garantindo uma oferta saudável de alimentos para o mercado local, regional e internacional”, avaliou Pino.
Segundo ele, a delegação retorna ao Chile com uma bagagem enriquecida e o compromisso de estimular a adoção de um modelo agroecológico semelhante ao desenvolvido pelo Incaper e pelos agricultores assistidos pela instituição. “Considero relevante poder realizar, em conjunto com o Incaper, um seminário internacional para difundir com mais força a agricultura agroecológica e orgânica”, acrescentou o professor chileno.
Pino também manifestou o desejo de estreitar ainda mais os laços com o Espírito Santo e contribuir com o avanço da fruticultura no Estado. “Com base na minha experiência nessa área, espero apoiar, em um próximo programa de visitas, a real possibilidade de incorporar ainda mais tecnologia no cultivo de framboesas de longa frutificação e morangos de manejo intensivo sob telado no município de Santa Maria de Jetibá, associado à indústria de frutas congeladas e frescas”, frisou.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br