05/06/2019 13h41

Concurso da Qualidade do Cacau é realizado em Linhares

No dia 21 de agosto será feita uma cerimônia com a ordem de classificação em cada categoria e os respectivos vencedores.

Já estão abertas as inscrições para o III Concurso da Qualidade do Cacau Capixaba Linhares e demais municípios do Estado. O evento tem a realização da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-ES), Prefeitura de Linhares e correalização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo do concurso é premiar, reconhecer e incentivar os produtores através da qualidade da amêndoa do cacau produzido no Espírito Santo.

O concurso é dividido em duas categorias: Linhares e demais municípios. As inscrições podem ser feitas na Secretária Municipal de Agricultura de Linhares, já nos outros municípios, podem ser feitas nos escritórios locais do Incaper, no período de 28 de maio até 10 de junho.

Os inscritos para categoria Linhares deverão entregar as amostras na Secretaria Municipal de Agricultura do município. Para a categoria “demais municípios”, as amostras devem ser entregues nos escritórios locais, embaladas em sacaria de ráfia nova, sem utilização anterior, até o dia 10. As dez melhores amostras de cada categoria classificadas pela prova de corte serão selecionadas para serem processadas pela fábrica da Ceplac em Ilhéus, na Bahia, para a produção de chocolates.

No dia 21 de agosto será feita uma cerimônia com a ordem de classificação em cada categoria e os respectivos vencedores, decididos após a análise sensorial na prova de degustação feita por um júri especializado.

“O concurso tem o objetivo incentivar a produção de cacau de qualidade, pois somente com boas amêndoas é que temos bons chocolates. Com o incentivo à qualidade estamos também apoiando a diversificação agrícola no Estado, gerando emprego e renda no campo. Nos últimos anos, é crescente a renovação das áreas produtivas de cacau, bem como a implantação de novas áreas, nossa expectativa é que tenhamos a participação de muito produtores nesse concurso. Essa corrente de crescimento se dá também na produção de chocolates pelos produtores de cacau, esse valor agregado pode aumentar em até 200% em seu faturamento”, disse Lucas Calazans Santos, extensionista do Incaper.

Texto: Cássio Simão

Juliana Esteves